Aventura na cozinha

Sopa de cenoura com gorgonzola é perfeita para os dias frios; aprenda

Prato é leve, tem preparação fácil e aquece na medida certa

Sopa de cenoura com gorgonzola Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

A cenoura é um dos vegetais mais versáteis que existem. Além de comer a cenoura crua em salada ou como petisco (os chamados “crudités”, legumes crus que podem ser saboreados com molhos), a raiz serve como elemento aromático de cozidos e pode ser servida assada, caramelizada, como purê e na forma de sopa, que é a estrela da coluna de hoje.

Escolhi fazer sopa de cenoura, pois se trata de um prato quentinho e reconfortante para as noites mais frescas que o estado de São Paulo tem vivido, ao mesmo tempo em que é uma receita leve, que não pesa no estômago. O queijo gorgonzola confere sabor e substância na medida certa, servindo como contraponto ao adocicado da cenoura.

Além disso, as fotos não me deixam mentir que não é porque se trata de uma sopa que o prato precisa ser feio. Esse creme de cenoura tem o lindo tom alaranjado típico da raiz. Quem quiser se aventurar pode fazer a mesmíssima receita com as versões coloridas de cenoura —que, ao contrário do que muitos podem achar, vieram em sua maioria antes da típica cenoura laranja.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a hortaliça nasceu na Ásia Central com raízes roxas, vermelhas ou amarelas. A cenoura teria chegado à península Ibérica por volta do século 10. E, na Europa, com o processo de seleção, acabaram nascendo e predominando as variedades brancas e laranjas, “parentes distantes da cenoura moderna”, segundo o site.

Dica: Uma ideia para usar o gorgonzola de outra forma é, em vez de cortá-lo em pedaços, fazer um creme espesso com ele. Use uma colher de sopa de manteiga derretida e duas colheres de chá de farinha em uma panela. Mexendo sempre com um batedor de arame, coloque uma xícara de chá de leite. Dissolva o queijo no creme e tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada. Sirva com a sopa.

Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!


SOPA DE CENOURA COM GORGONZOLA

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
4 cenouras pequenas
2 batatas médias
1 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher (café) de páprica
½ colher (café) de curry
Sal e pimenta-do-reino a gosto
200 g de queijo gorgonzola
Tomilho fresco para servir

MODO DE FAZER

  1. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho picado até dourarem.

  2. Acrescente a cenoura, a páprica e o curry e refogue por dois minutos.

  3. Coloque um litro de água e a bata em pedaços e cozinhe até que os legumes estejam macios.

  4. Bata tudo no liquidificador em consistência de creme. Se achar que está muito grosso, acrescente água.

  5. Acerte o sal e a pimenta.

  6. Sirva com o queijo em pedaços pequenos e folhas de tomilho.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem