Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Aventura na cozinha

Trança salgada inspirada em pão judaico é ideal para o lanche

Receita baseada na babka tem recheio de molho de tomate e queijo

Trança salgada inspirada na babka Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

A babka, pão de origem judaica, já é conhecida pelo mundo há algum tempo. Acredita-se que o alimento tenha se originado no século 19, no Leste Europeu, como um jeito de aproveitar massa extra de challah (outro pão judaico). Essa massa era enrolada e assada com canela ou geleia junto ao pão.

A versão com chocolate —atualmente, a mais famosa— seria uma invenção de judeus norte-americanos da metade do século passado. No Brasil, a popularidade da babka cresceu no último ano. Na internet, já é fácil encontrar uma lista de receitas em português do pão doce, que também está começando a aparecer nas padarias.

Por aqui, pensando em dar nova roupagem ao doce e inspirada pelas inúmeras preparações internacionais de babkas salgadas, resolvi fazer uma versão sabor pizza, com recheio de molho, queijo e azeitonas.

O resultado não decepcionou, e a melhor parte é que a massa pode ser usada com recheios que literalmente são a gosto do freguês. Presunto e queijo, pesto de manjericão, frango com catupiry e linguiça, entre outros.

A lista é infinita. Só não recomendo usar legumes que soltam muita água (como abobrinha), pois isso dificulta o cozimento da massa. No caso da receita de hoje, indico, inclusive que o molho de tomate seja bem cozido antes, para que não haja esse risco.

Como qualquer pão, a babka salgada requer paciência. A massa precisa descansar para desenvolver os sabores e não ficar com gosto de fermento, por exemplo. É importante respeitar esse tempo. Também não sugiro usar a mesma receita de massa para preparar a versão doce da babka. A que mostro hoje foi pensada para receber recheio salgado e é menos amanteigada e doce.

Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!


BABKA DE PIZZA

Dificuldade: Difícil
Rendimento: 1 pão (cerca de 25 cm)

Ingredientes
⅓ xícara (chá) de leite
10 g fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos levemente batidos
3 tomates
10 azeitonas pretas grandes
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de orégano
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Amorne o leite e adicione o açúcar e o fermento. Espere dez minutos.

  2. Em uma tigela com ajuda de uma colher de pau ou na batedeira com gancho, combine a mistura aos ovos, a água e e=o sal e vá adicionando a farinha aos poucos. Isso deve levar cerca de três minutos. Se a massa já estiver desgrudando, pare de adicionar farinha. Caso continue grudando, siga colocando farinha aos poucos, mesmo que seja mais do que as três xícaras.

  3. Adicione a manteiga e bata (ou trabalhe) a massa por dez minutos, até que esteja lisa, elástica e pare de desgrudar completamente.

  4. Unte uma tigela com azeite, e deixe a massa descansar por duas horas.

  5. Depois deste período, tire o ar da massa com as mãos e coloque na geladeira por mais duas horas.

  6. Enquanto isso, pique os tomate e leve à frigideira com um fio de azeite, sal e pimenta. Deixe que solte água e que seque. Reserve.

  7. Em uma superfície enfarinhada, estique a massa em um retângulo de cerca de 30 cm x 15 cm.

  8. Espalhe o molho com uma colher, salpique as azeitonas picadas, coloque o parmesão e tempere com o orégano.

  9. Enrole a massa em um rocambole e com cuidado corte esse rocambole no sentido do comprimento. Vire os dois pedaços de massa com os recheios para cima.

  10. Cruze os dois pedaços na metade do comprimento e repita para formar uma trança. Tenha cuidado e paciência. Se o recheio vazar, não se preocupe.

  11. Transfira a trança para uma forma comprida (de cerca de 25 cm de comprimento) untada e enfarinhada.

  12. Se quiser, polvilhe mais parmesão e orégano.

  13. Deixe descansar por mais meia hora e então leve para assar em forno médio por cerca de 35 minutos até estar bem dourada em cima.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem