Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Aventura na cozinha

Falafel na frigideira pode ser servido como aperitivo ou hambúrguer

Receita à base de grão-de-bico é versátil e pode ser mistura do almoço

Falafel na frigideira Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Diz a página online da enciclopédia Britannica que o falafel é um ícone da comida do Oriente Médio e da comida de rua do mundo todo.

O nome pode designar tanto bolinhos ou discos de massa fritos como um popular sanduíche em que essas bolas feitas à base de favas ou grão-de-bico e bem temperadas —muitas vezes apimentadas— aparecem dentro do pão acompanhadas de salada (de alface, tomate, pepino e cebola) e iogurte. Por aqui, resolvi me ater ao bolinho mesmo.

O falafel é simples de fazer. Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador ou processador (com cuidado para ir parando e limpando as laterais) até ficar homogêneo e depois cozinhar essa mistura. O bolinho é feito com o grão-de-bico cru —não adianta querer usar o grão cozido ou enlatado— e depois frito em óleo por imersão ou chapeado em uma frigideira com um pouco de óleo ou azeite.

O processo de bater a leguminosa demolhada e fritar é muito semelhante ao do nosso acarajé. A diferença é que o bolinho baiano é feito de feijão fradinho e frito no dendê.

Os temperos que fazem o falafel ter seu gosto especial são cominho e coentro. Nada impede que o cozinheiro faça um bolinho apenas com salsinha, cebolinha, sal e pimenta. Porém, alerto que a explosão de sabores causada pelo coentro e pelo cominho vale a tentativa.

Para acompanhar esta iguaria que pode ser servida como aperitivo, como mistura do almoço e como substituto vegetariano de hambúrguer, sugiro coalhada ou então o molho vegano que aparece nesta foto.

Para fazer, deixe meia xícara de castanhas-do-pará e de caju em água de um dia para o outro. Escorra e bata as castanhas com um quarto de xícara de água, suco de um limão, um dente pequeno de alho, uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta. Aí, é só servir junto!

Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!


FALAFEL DE FRIGIDEIRA

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 15 unidades

Ingredientes:
250 g de grão-de-bico cru demolhado por 12 horas
¼ xícara (chá) de salsinha
¼ xícara (chá) de coentro
½ colher (café) de cominho em pó
1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de água
1 cebola média
2 dentes de alho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar

MODO DE FAZER

  1. Deixe o grão-de-bico na água por 12 horas. Então escorra.

  2. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta homogênea, mas não um creme.

  3. Faça bolinhas com a ajuda de uma colher ou um pegador de sorvete e vá colocando na frigideira quente com um fio de óleo.

  4. Doure dos dois lados, retire e repita o processo.

  5. Se quiser fazer bolinhos fritos, use 500 ml de óleo vegetal bem quente e frite até dourar. Para os hambúrgueres, faça da mesma maneira que o indicado acima, com a frigideira quente, mas use cerca de três colheres de sopa de massa para cada hambúrguer.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem