Receita fácil de feijão-branco é ideal para variar a comida do dia a dia
Ele pode substituir o feijão-carioca e preto ou virar cozido completo
Ele pode substituir o feijão-carioca e preto ou virar cozido completo
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Foi lendo “Farinha, Feijão e Carne-Seca” (ed. Senac), da cientista social Paula Pinto e Silva, que me veio a ideia da coluna de hoje. Em uma das passagens do livro, a autora fala sobre a origem do nosso hábito de comer feijão caldoso: uma herança da colonização.
Segundo ela, o feijão (alimento secundário dos indígenas) foi a solução encontrada pelos portugueses para umedecer uma comida nativa que era bastante seca. A leguminosa até era consumida, mas sem o caldo do cozimento.
Os grãos bem molhados, temperados com aromáticos e acrescidos de gordura de porco, atendiam o paladar europeu e acabaram se tornando um hábito disseminado e comida típica do país.
Feijão com arroz é provavelmente o grande pilar da nossa comida cotidiana. Mas não há porque se ater somente às variantes mais comuns: carioca e preto, sendo esse último inclusive o ingrediente essencial da feijoada.
Para sair do duo, dou uma receita de feijão-branco, leguminosa usada em receitas clássicas como o francês cassoulet. Inclusive, a preparação que ensino aqui é bastante semelhante a esse ícone da gastronomia, levando carne de porco e cenoura no caldo cremoso.
Apesar da inspiração levemente francesa, sugiro como acompanhamentos iguarias brasileirinhas: farofa da sua preferência, couve rasgada refogada no alho e um ovo mole.
A grande dica é não deixar de demolhar os grãos por pelo menos 12 horas. Isso faz com que o processo de cozimento seja bem mais rápido, inclusive podendo prescindir da panela de pressão (nesse caso, levaria algumas horas no fogo). O uso da páprica é opcional, mas eu aconselho, pois confere um tom rosado lindo ao feijão e delicioso sabor complementar às carnes de porco.
Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 pessoas
Ingredientes
500 g de feijão branco demolhado por 12 horas
1 cebola média
4 dentes de alho
1 colher (chá) de páprica picante
200 g de linguiça portuguesa
50 g de bacon picado
100 g de costelinha de porco defumada
1 cenoura grande
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
A Fazenda 16: Albert Bressan, Babi Muniz e Sacha Bali estão na roça; vote na enquete
Homem passa por transplante de rosto após dez anos sem falar nem comer
Comentários
Ver todos os comentários