Aventura na cozinha

Salmão com molho de mostarda é prato leve e rápido de fazer para o jantar de Ano-Novo

Ano complicado merece um prato gostoso na virada; veja receita

Salmão com molho de mostarda Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A última semana do ano está aí. O fim do interminável ano de 2020 chegou. Sabemos que não foi fácil. Na verdade, foi possivelmente um dos períodos mais complicados para muitas pessoas que conhecemos. Embora a virada do ano não signifique que tudo passou (muito pelo contrário, o cuidado é mais necessário do que nunca), o Réveillon traz consigo uma simbologia de esperança, de mudança e da fé em tempos melhores. Ou seja, celebrar (não em festas com aglomeração, por favor, não façam festas) é não só possível, como até saudável. E nada melhor do que um jantar gostoso.

Mas, como 2020 deixou todo mundo absolutamente esgotado e a ceia de Natal em geral deixa todo mundo bem empanturrado, selecionei um prato superfácil, bem leve e muito gostoso para a Virada do Ano. Ainda por cima, ele está de acordo com a simpatia de que não se pode comer nada que cisca no Réveillon, sob pena de ter um ano seguinte com momentos de retrocesso --ninguém quer isso, não é mesmo?

O salmão é um peixe mais pesado, mas, feito na frigideira com pouco óleo, é perfeito para os momentos de calor. Ele é acompanhado por um molho cremoso de mostarda e ovos e casa perfeitamente com a carne. A dupla é harmonizada com sucesso com a bebida mais famosa da virada: o espumante. Esse tipo de vinho é branco ou rosé, o que em geral, fica ótimo com peixes. Porém, por ter acidez alta, também vai fazer boa combinação com o salmão e o molho cremoso, um prato mais gorduroso do que, por exemplo, um filé de tilápia com molho cítrico.

Para quem gosta de espumante, saiba que ele acompanha muito bem grande parte dos petiscos e vai ser excelente para regar a noite. Não precisa “estourar a champanhe” apenas à meia-noite. Fique em casa se possível e vamos para a cozinha? Até a próxima! Feliz Ano Novo!

*

Salmão com molho de mostarda
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 unidades pessoas

Ingredientes
800 g de salmão
3 colheres (sopa) de azeite
Suco de 2 limões
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 ovos cozidos
4 picles pequenos
2 colheres (sobremesa) de mostarda tipo dijon
4 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de cheiro verde bem picado

Modo de fazer
1. Seque bem o salmão e deixe que fique em temperatura ambiente.
2. Tempere com limão, sal e pimenta.
3. Aqueça uma frigideira grande (se preciso, divida o peixe em dois pedaços) com o azeite. Coloque o peixe com a pele para cima, tampe e deixe cozinhar em fogo alto por três a quatro minutos, até que comece a dourar.
4. Vire o peixe com cuidado. Abaixe um pouco o fogo, coloque cerca de três colheres de sopa de água e tampe novamente. O vapor vai ajudar a cozinhar a carne. Cozinhe por mais sete a dez minutos. O salmão deve estar rosado e suculento ainda.
5. Para o molho, pique bem os ovos e os picles e misture com os outros ingredientes. Se achar necessário, acerte o sal. Sirva com o peixe.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem