Ceia de Natal: Aprenda a preparar quatro pratos sem complicação
Refeição festiva pede pratos saborosos, mas execução não precisa ser complicada
Refeição festiva pede pratos saborosos, mas execução não precisa ser complicada
Ceia de Natal preparada por Juliana Ventura Gabriel Cabral/Folhapress
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Há uma história que diz que a ceia de Natal se originou do costume cristão de deixar as portas das casas abertas e a mesa posta com iguarias na noite feliz para que peregrinos entrassem e se unissem em celebração à família local.
Particularmente, tendo estudado e lido a respeito do tema, acredito que muito da forma como elaboramos o jantar da noite de Natal atualmente tenha a ver com os costumes culinários dos nobres a partir do século 17 e posterior adoção pela burguesia. Trocando em miúdos, isso quer dizer que um jantar de respeito tem muita fartura e grandes animais inteiros servidos à mesa. Lembra um pouco o peru de Natal e os acompanhamentos, não é mesmo?
Fato é que atualmente existe um a espécie de cartilha não escrita da mesa natalina, que muda de acordo com os costumes de cada local, mas que invariavelmente inclui uma carne assada e seus diversos acompanhamentos e, depois, sobremesa.
Como sugestão para os leitores, pensei em pratos simples, mas que fazem bonito. A escolha do frango em detrimento do peru tem razão prática: é quase impossível encontrar a ave in natura, sem temperos. Grandes frigoríficos parecem apenas oferecer o peru já com sabores vindos de fábrica. Como isso vai contra meus valores culinários, optei por escolher um belo frango caipira que parecia estar bastante carnudo. Garanto que o resultado é maravilhoso.
As receitas são bastante adaptáveis. Por exemplo, no lugar das batatas-doces é possível usar batatas-inglesas. Dá para suprimir as passas no chutney de manga, e não tem problema nenhum em substituir as castanhas-de-caju da farofa por castanhas-do-pará. Da mesma forma, a quiche de queijos pode usar opções de acordo com o gosto do freguês.
Então, fique em casa se possível, celebre com poucas pessoas e vá para a cozinha fazer uma bela ceia. Feliz Natal e até a próxima!
Rendimento: 6 pessoas
FRANGO ASSADO COM BATATA-DOCE
Dificuldade: Fácil
A ave assada é o prato principal da noite. A dica para obter a cor dourada é utilizar um frango com pele e cumprir as duas etapas de cozimento, com e sem papel-alumínio, como indicado no modo de fazer. Lembre-se de que o sabor do alecrim é intenso, então, alguns ramos são suficientes.
Ingredientes
1 frango
500 ml de espumante
Ramos de alecrim
Sal e pimenta-do-reino a gosto
8 dentes de alho
3 cebolas
Suco de dois limões
1 xícara (chá) de azeite de oliva
4 batatas-doces
CHUTNEY DE MANGA
Dificuldade: Fácil
Muitos não gostam, mas o fato é que carnes em geral combinam com molhos doces --hábito culinário este que vem dos primórdios. Este chutney de manga pode ser acompanhamento de frango peru e também de pernil de porco, caso seja essa a sua escolha para a ceia de Natal.
Ingredientes
1 limão descascado e picado
1 manga descascada e picada
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
¾ xícara (chá) de uvas passas
1 cebola picada
1 xícara (chá) de vinagre
1 colher (sobremesa) de sal
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
½ colher (café) de cravo
1 colher (sopa) de gengibre ralado
QUICHE CINCO QUEIJOS
Dificuldade: Média
Sucesso absoluto nas festas natalinas da colunista que vos escreve, a quiche de queijos é daquelas receitas para guardar e repetir o ano todo. Caso não queira usar os mesmos queijos indicados na receita, é possível substituir.
O gruyére e o provolone podem dar lugar a outros tipos que derretem bem, como prato ou muçarela. O parmesão pode ser substituído por um meia cura. Quem não gosta de queijos azuis como o gorgonzola pode suprimi-lo da receita. O catupiry, por sua vez, recomendo usar, pois a cremosidade é fundamental.
Ingredientes
Para a massa
250 g de farinha de trigo
140 g de manteiga gelada
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
1 ovo
Para o recheio
2 ovos
250 ml de creme de leite fresco
350 g de queijos variados ralados (ex. gruyère, provolone, parmesão e gorgonzola)
400 g de queijo catupiry
½ colher (café) de noz-moscada
FAROFA DE CASTANHA-DE-CAJU
Dificuldade: Fácil
Item mais indispensável do menu, a farofa é brasileiríssima e fica perfeita com carnes e salpicões. Essa aqui tem sabor picante, que casa bem com o paladar suave do frango.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
50 g de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de castanhas-de-caju
1 cebola roxa
2 dentes de alho picados
¼ xícara (chá) de cheiro verde picado
1 pimenta dedo-de-moça
Sal a gosto
TARTE TATIN DE MAÇÃ
Dificuldade: Médio
Conta a lenda que duas irmãs francesas, de sobrenome Tatin, inventaram a iguaria por acidente, colocando massa sobre o recheio e assando o doce. A torta é tradicional e deliciosa. Fica ótima com acompanhamento de sorvete ou chantilly. Quem não tiver panela que vai ao forno, pode preparar as maçãs caramelizadas em uma frigideira e depois arrumá-las na forma em que o doce será assado.
Ingredientes
8 maçãs fuji
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
75 g de manteiga
Para a massa
175 g de farinha de trigo
120 g de manteiga sem sal
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de água gelada
Comentários
Ver todos os comentários