Aventura na cozinha

Aprenda a fazer torta banoffee, sobremesa de banana com massa que dispensa forno

Doce à base de banana e doce leite é simples de se preparar

Torta banoffee Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

A história da torta banoffee não é antiga. Nos anos 1970, o dono e o chef do restaurante inglês The Hungry Monk acabaram inventando a sobremesa na tentativa de reproduzir uma receita de outro doce. Durante as tentativas, inclusive, eles teriam descoberto (não criado) o truque já clássico de cozinhar a lata de leite condensado para fazer doce de leite.

Banoffee é a junção das palavras “banana” e “toffee” (não coffee como muitos pensam, embora haja versões da sobremesa com café). Ou seja, é um doce de banana com caramelo e, convenhamos, não há muito como errar nessa mistura.

A minha versão do doce não precisa nem de forno. Embora seja possível fazer a torta com uma base de massa que seja assada, nesta receita, criada para ser prática, usa-se apenas a tradicional mistura de bolacha com manteiga. A farofa úmida pode ser moldada em uma crosta de torta e, depois de gelada, fica perfeita e crocante.

A grande diferença para a maioria das preparações que vemos é que preferi não usar o doce de leite puro no recheio. Isso pode ser feito, mas o sabor muito doce não me agrada. Sendo assim, criei um creme de confeiteiro bem firme com adição de doce leite. A parte boa é isso pode ser “regulado” ao gosto do freguês. Dessa maneira, você pode usar mais ou menos doce de leite ou até apenas doce de leite na hora de montar sua torta. Paladares menos doces, porém, vão particularmente gostar dessa versão, que não arranha a garganta.

Apesar de doce de leite com banana ser uma combinação bem comum ao paladar brasileiro, a expressão banoffee tem crescido em popularidade nos últimos tempos. Daí, a decisão de trazer essa delícia para a coluna. A mistura de crocante da massa, doce de leite, fruta e creme batido dificilmente desagrada.

Então, (fique em casa se possível e) vamos para a cozinha? Até a próxima!


TORTA BANOFFEE

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes
200 g de bolacha maisena
100 g de manteiga com sal
4 bananas nanicas
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de maisena
2 gemas
300 g de doce de leite
2 colheres (café) de extrato de baunilha
500 g de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
Raspas de chocolate meio amargo para finalizar

MODO DE FAZER

  1. Triture a bolacha maisena até formar uma farinha.

  2. Misture com a manteiga derretida até que se torne uma farofa grossa.

  3. Coloque em uma forma de torta de fundo removível de cerca de 30 cm de diâmetro e aperte a massa com os dedos cobrindo toda a extensão da assadeira.

  4. Deixe gelar por uma hora.

  5. Em uma panela, coloque o leite, a maisena, as gemas e uma colher de café de baunilha. Mexa em fogo baixo até engrossar e tomar a consistência de um creme grosso.

  6. Desligue o fogo, adicione o doce de leite e mexa bem.

  7. Cubra o recheio com papel-filme (que deve encostar no creme para impedir que forme uma crosta) e deixe resfriar.

  8. Tire a massa da geladeira e desenforme com cuidado.

  9. Coloque o recheio de doce de leite e disponha as bananas fatiadas.

  10. Bata o creme de leite, o açúcar e uma colher de café de baunilha na batedeira para fazer o chantilly. Ele deve ficar firme, mas fofo.

  11. Cubra a torta com o chantilly e finalize com raspas de chocolate.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem