Aventura na cozinha

Aprenda a preparar massa com leite condensado, que pode ser assada com ou sem recheio

Receita produz massa fofa e é prática

Enroladinho de presunto e queijo Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! A coluna de hoje tem inspiração clara nas cantinas de escola (pelo menos, em como eram nos anos 1990). Em quando a diversão do recreio era comer o lanche mais cobiçado da vitrine: o enrolado de presunto e queijo. Quando bem feito (nem todas as cantinas eram boas, convenhamos), era grande, tinha massa fofa e adocicada e recheio farto, com queijo puxa-puxa. Saciava o estômago e o cérebro até a hora do almoço.

Essa receita é exatamente a mesma que a minha mãe –maravilhosa fornecedora de salgados escolares–fazia. Não mudei nada, nem mesmo as medidas pouco ortodoxas. Nessa preparação, não pesamos o óleo e a água nem usamos xícaras.

Nossa medida é a lata de leite condensado. Depois de despejado o líquido viscoso e doce, usa-se a própria para medir os outros dois ingredientes líquidos, assim meio no olho mesmo. Quando li o papel manchado para reproduzir e testar a receita, fiquei um pouco alarmada, confesso, com a falta de precisão. Mas achei lúdico, mantive e atesto: não tem erro. 

 

O resultado final é delicioso, ainda mais se provado ainda quentinho, logo depois de ter saído forno. A quantidade de unidades é grande, mas os enrolados já prontos podem ser congelados por até três meses. Para consumir depois, é só tirar do congelador, esperar descongelar e aquecer no forno por alguns minutos.

Não se abale também com a quantidade de fermento. Como a massa leva bastante açúcar (além da gordura do óleo e dos ovos), é preciso mais fermento para garantir que o pão vá ficar satisfatoriamente fofo e leve. Uma massa não adoçada permite que as reações químicas aconteçam de forma mais fácil.

Por fim, acho importante ressaltar a versatilidade desta receita. A sugestão aqui é um enrolado de presunto e queijo, porém, é possível assar a massa como bisnaguinha, sem recheio, ou basicamente com o sabor que quiser: frango com catupiry, pizza, calabresa e carne moída. Tudo vai bem no lanche!

 Vamos para a cozinha? Até a próxima!


ENROLADINHO DE PRESUNTO E QUEIJO

Dificuldade: Médio
Rendimento: 30 unidades

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
60 g de fermento biológico fresco
1 lata de leite condensado
1 lata (menos um dedo) de óleo de milho
1 lata (menos um dedo) de água
4 ovos
500 g de queijo mussarela em fatias
500 g de presunto cozido em fatias
Orégano seco para temperar
1 ovo batido para pincelar
Manteiga e farinha para untar a forma

MODO DE FAZER

  1. Bata o leite condensado, a água, o óleo, os ovos e o fermento no liquidificador por dois minutos.

  2. Transfira a mistura para uma tigela grande e vá adicionando a farinha aos poucos, mexendo primeiro com uma colher e depois com as mãos. A massa deve começar a soltar do fundo, mas ainda estar úmida e levemente grudenta.

  3. Trabalhe a massa em uma superfície enfarinhada por cerca de dez minutos.

  4. Corte a massa em 30 bolinhas iguais, distribua sobre uma superfície enfarinhada e cubra com um pano de prato.

  5. Deixe descansar por uma hora.

  6. Abra cada bolinha e coloque o recheio que quiser, aqui usamos duas fatias finas de queijo e duas de presunto e uma pitada de orégano seco.

  7. Dobre as laterais da massa para dentro e enrole.

  8. Disponha os enrolados sobre uma assadeira untada e enfarinhada com cerca de dois dedos de distância entre eles.

  9. Pincele ovo batido sobre os pães e salpique orégano.

  10. Asse por cerca de 20 minutos em forno médio ou até estar dourado.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem