Aventura na cozinha

Clássica, salada caesar é saborosa e com acompanhamento de frango grelhado vira refeição completa

Aprenda a preparar a receita clássica que leva anchovas no molho

Clássica, salada caesar é saborosa e com acompanhamento de frango grelhado vira refeição completa

Clássica, salada caesar é saborosa e com acompanhamento de frango grelhado vira refeição completa Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Saladas são importantes para uma alimentação saudável o ano inteiro, já que são ricas em fibras, vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Porém, não se pode negar que, durante os meses mais quentes, parece mais saboroso consumir pratos frios, com ingredientes frescos. Por isso, na coluna de hoje falaremos de um clássico da cozinha fria. 

A salada caesar ou salada à césar se popularizou nos Estados Unidos a partir da década de 1930 e hoje é mundialmente famosa, presente em menus de casas de diversos tipos de comida inclusive no Brasil.

A receita que ganhou notoriedade entre os norte-americanos, porém, foi criada no México. Ou essa é a história mais bem aceita da origem desta salada. Reza a lenda que o restaurateur ítalo-americano Caesar Cardini inventou o prato na cidade de Tijuana, em 1924, época da Lei Seca nos EUA.

O lugar era destino turístico, e a salada teria nascido em uma comemoração de 4 de julho (dia em que é celebrada a independência norte-americana), quando Cardini misturou uma porção de ingredientes que tinha e serviu a amigos. O prato fez sucesso e pegou.

Tradicionalmente, a salada caesar leva alface romana e não americana. O sabor da primeira é mais pronunciado e fica melhor com o molho pungente da preparação que leva anchovas em conserva (ingrediente que não estava na primeira versão de Cardini e teria sido introduzido por seu irmão dois anos mais tarde). Embora pareça estranho, as anchovas são parte essencial desta receita.

A adição do frango grelhado, apesar de bastante popular, não é original. Mas combina muito bem e dá à salada uma sustância que a transforma em prato principal, ou seja, não é preciso comer nada quente. Perfeito para o verão!

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


SALADA CAESAR

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
2 pés pequenos de alface romana
½ dente de alho amassado
2 filés de anchova em conserva
1 colher (sobremesa) de mostarda
Suco de dois limões
4 colheres (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre branco
¼ de xícara (chá) de parmesão ralado e lascas para decorar
4 filés de peito de frango
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

  1. Tempere os filés de frango com sal, pimenta e suco de um limão e meio e grelhe na frigideira, cerca de dois minutos de cada lado para um filé fino, até que doure bem e esteja cozido no interior. Reserve.

  2. Amasse bem o alho e as anchovas

  3. Adicione a maionese, a mostarda, o azeite, suco de meio limão e o vinagre. Misture bem

  4. Tempere com sal e pimenta e coloque o queijo parmesão ralado

  5. Corte as folhas de alface grosseiramente e misture com o molh

  6. Faça uma cama com a salada temperada, coloque o frango por cima e complete com croutons e lascas de queijo parmesão

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem