Aventura na cozinha

Aprenda a preparar receita de snack de queijo que vai bem com cerveja e com café

Biscoitinho de queijo pode ser entrada, petisco e petit four salgado para o café

Snack de queijo Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Todo mundo adora um salgadinho. E, embora preparar algo assim em casa não seja exatamente mais prático (pelo contrário, convenhamos) do que simplesmente comprar algo pronto, é definitivamente mais saudável fugir da longa lista de conservantes e corantes presente nos snacks industrializados. 

O biscoitinho salgado da coluna de hoje não é difícil de fazer, tem apenas cinco passos, poucos ingredientes e pode ser saboreado como uma entrada antes da refeição acompanhado de pastinhas variadas, um petisco simples com cerveja gelada ou como petit four salgado ao lado de café ou chá da tarde. Muito melhor do que abrir uma embalagem de plástico.

Além disso, a receita pode ser uma maneira muito agradável de levar as crianças à cozinha no período de férias. Tirando o processo de colocar e tirar os biscoitos do forno, os pequenos podem fazer a receita sozinhos, do começo ao fim.

Já falei sobre isso algumas vezes e reitero: o contato desde a infância com a culinária é fundamental para incutir nas crianças o senso de transformação dos ingredientes em pratos prontos e promover a experimentação de novos sabores. É também uma ótima maneira de tentar incluir novos alimentos na dieta de crianças difíceis para comer e é bem divertido.

Os biscoitinhos podem ser conservados por até uma semana depois de prontos em um recipiente bem fechado. Atenção às dicas de preparo: procure usar queijo ralado bem fino, não tenha medo de trabalhar a massa muito bem para misturar todos os ingredientes e fique de olho no forno na hora de assar, os equipamentos têm graduações diferentes e o tempo de cozimento pode mudar. Preste atenção e tire assim que os biscoitos estiverem douradinhos.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


SNACK DE QUEIJO

Dificuldade Fácil
Rendimento Cerca de 60 unidades

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
100 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal
5 colheres (sopa) de água

Modo de fazer

  1. Misture todos os ingredientes secos.

  2. Adicione a manteiga derretida e a água.

  3. Amasse bem com as mãos até que a massa fique homogênea.

  4. Abra a massa com um rolo e corte os biscoitos em círculos de aproximadamente 4 cm de diâmetro com a ajuda de um cortador ou um copo.

  5. Asse em forno médio até que os biscoitos dourem (aproximadamente 15 minutos).

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem