Aventura na cozinha

Salmão com molho teriyaki pode ser ser servido com acelga e shimeji refogados

Molho teriyaki tem fundo doce e fica delicioso neste prato

Salmão com molho teriyaki acompanhado de shimeji e acelga chinesa refogados Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fazer comida com inspiração asiática pode parecer complicado. Mas a verdade é que é possível criar refeições orientais de maneira bem prática. É o caso do salmão com molho teriyaki acompanhado de shimeji e acelga chinesa refogados.

Minha inspiração veio de um passeio ao evento Adega Folha, que aconteceu no último dia 19, em São Paulo. A ótima oferta de vinhos brancos para degustação (muitos dos quais harmonizam com peixes e frutos do mar) me levou à cozinha nos dias seguintes.

Teriyaki na verdade é um método de cocção que se acredita ter origem no Japão do século 17. Nele, a carne é grelhada depois de ter sido marinada em uma mistura líquida aromática. Já o molho teriyaki pode ser sido criado no Havaí por imigrantes japoneses que uniam suco de abacaxi e molho de soja.

Nesta receita, preparo o molho teriyaki separadamente do salmão –ainda que, sem a maisena, o peixe possa ser marinado na mistura e depois levado ao fogo–, usando shoyu, açúcar mascavo e saquê licoroso. O resultado é um molho espesso e brilhante com sabor característico e adocicado que combina muito bem com o salmão.

Para cozinhar o peixe, uma das dicas mais importantes é não ficar manipulando o filé. Coloque-o na frigideira quente e observe a carne mudar de cor. Quando o peixe estiver rosado até a metade, vire o peixe com cuidado e analise a cor mais uma vez.

O salmão no ponto, deve estar suculento, com lascas soltando e bela cor caramelizada no exterior. Não pode estar seco. Para virar, um dos utensílios mais úteis na cozinha é uma espátula para peixe. Ela é mais fina e ajuda a virar a carne sem danificar as fibras delicadas.

Para acompanhar, legumes salteados em geral são ótimos. Recomendo também experimentar o salmão coberto de molho com gohan, o arroz japonês cozido, sem nenhum tempero. Ele cria uma base perfeita para sentir o sabor do prato principal.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


SALMÃO COM MOLHO TERIYAKI, ACELGA E SHIMEJI

Dificuldade Médio
Rendimento  8 porções

Ingredientes

Para o salmão
8 filés de salmão
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva para saltear
180 ml de água
40 g de açúcar mascavo
2 cm de gengibre ralado
35 ml de molho de soja
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de mirin
1 colher (sopa) de maisena
Cebolinha picada e gergelim para decorar

Para a acelga
2 maços grandes de acelga chinesa
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Para o shimeji
400 g de shimeji
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/4 xícara (chá) de molho de soja
2 colheres (sopa) de manteiga

MODO DE FAZER

  1. Tempere o salmão com o limão, o sal e a pimenta. Aqueça uma frigideira com azeite e grelhe os filés por cerca de três minutos de cada lado. Reserve.

  2. Em uma panela, coloque a água, o açúcar, o molho de soja, o mirin, o vinagre e o gengibre ralado. Espere ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de sete minutos.

  3. Dissolva a maisena em pouca água e adicione ao molho, mexendo bem, para que ele engrosse e fique brilhante.

  4. Para o shimeji, aqueça uma panela com azeite e acrescente os cogumelos separados. Salteie rapidamente, acrescente o molho de soja e tampe. Cozinhe até que os cogumelos estejam macios, mas ainda firmes ao morder. Desligue o fogo, adicione a manteiga e mexa bem até dissolver.

  5. Para a acelga, aqueça uma panela com azeite e frite os dentes de alho fatiados. Acrescente as folhas de acelga inteiras, tempere com sal e pimenta e refogue em fogo bem alto por dois minutos.

  6. Sirva o salmão com o molho e os vegetais. Salpique tudo com cebolinha e gergelim.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem