Aventura na cozinha

Clafoutis é receita francesa tradicional, mas técnica pode ser usada para refeição rápida

Aprenda a preparar versão salgada do doce francês

Clafoutis de cereja é receita francesa tradicional, mas técnica pode ser transformada em refeição rápida

Clafoutis de cereja é receita francesa tradicional, mas técnica pode ser transformada em refeição rápida Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! A receita de hoje é uma espécie de subversão. O "clafoutis" original é uma receita doce tradicional francesa, que se popularizou provavelmente durante o século 19. Aparentemente, o nome vem do verbo "clafir", que significa "encher".

Na preparação, uma massa espessa, mas ainda líquida e doce, como um flan, é assada com cerejas azedas, que cozinham no forno. O doce depois de pronto é polvilhado com açúcar e servido morno. Além das cerejas, já há outras variações relativamente famosas feitas com outras frutas, como ameixas, pêssegos, morangos, peras e amoras.

A consistência da massa é algo que fica entre um recheio de quiche, uma omelete e um suflê. Dessa maneira, por que não trocar as frutas por outros ingredientes salgados e transformar o clafloutis (pronuncia-se "clafutí") em uma deliciosa refeição rápida?

Há uma série de alimentos possíveis para compor essa receita de clafoutis salgados. Optei por tomatinhos, queijo de cabra e manjericão, que formam uma tríade saborosíssima. É importante usar o queijo de cabra em pedaço e não aquele em pasta, que tem sabor muito mais forte.

Além dessa combinação, abobrinha com tomate, brócolis com queijo e alho-poró com cogumelos são apenas algumas sugestões. O preparo é muito rápido, cerca de 40 minutos até ficar pronto para comer.

 

O mais importante é seguir atentamente os passos da mistura, para que ela não empelote, já que farinha misturada diretamente ao líquido, normalmente, forma grumos. Um batedor de arame ou um garfo ajudam.

O tempo de cozimento é estimado em 25 minutos, mas pode variar de acordo com seu forno. É importante ficar de olho, para que o prato não queime ou asse menos do que o necessário.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!

CLAFOUTIS SALGADO

Dificuldade Fácil
Rendimento 6 porções

Ingredientes
3 ovos inteiros
2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
2/3 de xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de queijo de cabra ralado
1 xícara (chá) de tomates-cereja ou sweet grape
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de manjericão fresco

Modo de fazer

  1. Em uma tigela, bata os ovos e o leite.

  2. Misture à farinha cerca de uma xícara da mistura líquida e depois incorpore o creme ao leite com ovos. Isso evita que a mistura empelote.

  3. Tempere com sal e pimenta e adicione o queijo parmesão.

  4. Transfira o líquido com cuidado para uma forma refratária redonda de cerca de 30 cm de diâmetro.

  5. Espalhe o queijo de cabra por cima.

  6. Disponha os tomates e por fim as folhas de manjericão.

  7. Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até que o clafoutis esteja inflado e dourado.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem