Aventura na cozinha

Aprenda a preparar versão prática de strudel com recheio de pera e especiarias

Tradicional prato alemão ganha versão prática com recheio de fruta e amêndoas

Strudel de pera - Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! A receita de hoje é uma adaptação do famoso strudel de maçã. A palavra significa algo como "turbilhão", por conta da forma como a massa é enrolada no recheio, formando uma espécie de espiral.

Essa massa é tradicionalmente feita a partir de farinha, água e óleo, em um processo cansativo de sova. Aqui, uso massa folhada, simples de encontrar, e fecho o ”strudel” como um envelope, dobrando os dois lados da massa sobre o recheio. Ainda assim, o resultado é maravilhoso. Recomendo servir o doce ainda morno, com creme inglês, chantily ou sorvete de creme.

O sabor mais conhecido de strudel é o de maçã, mas o prato pode até ser salgado. Versões de repolho, legumes e salsicha de sangue são famosas na Alemanha, onde a iguaria provavelmente nascida na Áustria, popularizou-se.

Escolhi sair do lugar do comum e usar pera em vez de maçã. As frutas são parentes e têm sabor com notas semelhantes, ainda que a pera seja menos ácida e tenha uma textura densa, mas levemente granulada. Seleções da espécie ao longo dos séculos diminuíram essa granulosidade, fazendo o pomo ser hoje muito mais homogêneo.

Em geral, pera combina com especiarias e castanhas, especialmente avelãs e amêndoas. A receita que dou aqui leva as primeiras, mas é possível substituir ou mesmo adicionar avelãs. Cardamomo e anis são temperos que podem contribuir para o sabor deste recheio também. Adicionar alguns ao recheio e retirar antes de assar é uma ótima dica.

Para finalizar, a farinha de rosca pode ser industrializada, mas é muito fácil fazer a sua em casa mesmo sem processador. Para isso, torre um pão amanhecido (sem queimar) e rale-o na face “espinhosa” dos raladores multitarefas. O resultado fica muito bom.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


STRUDEL DE PERA

Dificuldade Médio
Rendimento  12 porções

Ingredientes
400 g de massa folhada laminada
4 peras portuguesas
¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
½ xícara (chá) de uvas passas brancas
½ xícara (chá) de amêndoas laminadas
½ xícara (chá) de farinha de rosca (aproximadamente)
1 colher (sopa) de rum
Suco de um limão
1 colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de cravo em pó
¼ de colher (chá) de noz-moscada
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE FAZER

  1. Descasque, corte as peras em cubos e adicione o suco de limão.

  2. Em uma panela, aqueça em fogo baixo os dois açúcares, até formar uma calda fluida

  3. Adicione as peras, as especiarias e as uvas passas e cozinhe por dois minutos.

  4. Coloque o rum em uma colher de metal e aproxime da chama do fogão. Adicione o líquido fumegante ao recheio para flambar.

  5. Deixe a mistura esfriar.

  6. Aqueça as lâminas de amêndoas em uma frigideira até que dourem levemente.

  7. Adicione as amêndoas ao recheio e, por fim, a farinha de rosca que deve absorver o líquido excedente. Acrescente a farinha aos poucos para que o recheio não fique muito seco.

  8. Coloque a mistura de pera no meio da massa folhada. Dobre as laterais, uma sobre a outra, e pressione as pontas com um garfo.

  9. Asse por 25 minutos em forno médio pré-aquecido ou até que esteja dourado.

  10. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e sirva morno.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem