Aventura na cozinha

Rabanete assado com tomilho tem sabor suave e é alternativa ao uso do legume

Ingrediente não é usual, mas fica delicioso ao lado de carnes ou mesmo gelado como aperitivo

Rabanete assado com tomilho tem sabor suave e é alternativa ao uso do legume que muitos desgostam - Juliana Ventura/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

A coluna de hoje é para arrepiar os cabelos de quem é chato para comer, já que vamos falar de um vegetais relativamente controverso. Quem estrela o texto de hoje é o rabanete, parte do caule da planta, de formato arredondado e geralmente com casca de uma cor rosa forte, lindíssima, apesar de haver variações de tom. Também é possível encontrar não com tanta dificuldade rabanetes brancos e quase roxos e versões (mais raras) bastante peculiares, como os pretos e até bicolores.

Primo do nabo e do repolho, ele é crocante e picante, visto (e muitas vezes ignorado) normalmente em saladas cruas. Mas é possível suavizar as características que mais desagradam as pessoas de forma bem simples. De quebra, o rabanete se torna acompanhamento para as refeições ou opção de aperitivo e snack.

A receita de hoje são os bem simples rabanetes assados com tomilho. O toque especial e imprescindível é o suco de limão, que confere ao prato uma acidez complementar muito saborosa. Raspas da fruta também podem ser adicionadas para mais sabor. A graça é que é possível fazer uma série de combinações. Vão bem também, secos ou frescos, alecrim, orégano, sálvia e manjericão.

A dica é respeitar o tempo do cozimento. Muito calor vai deixar o rabanete mole e sem sabor. O interessante é tê-lo menos pungente, mas ainda crocante. Minha sugestão para comer o vegetal quentinho é acompanhando uma carne vermelha.

Se preferir fazer uma salada ou aperitivo colocar um pouco mais de azeite e criar uma espécie de conserva é o ideal. Quem é fitness é curte sabores diferentes pode até levar de lanchinho no trabalho. Mas é bom avisar os colegas, porque o “croc-croc” é bem alto! Vamos para a cozinha? Até a próxima! 

Rabanete assado com tomilho

Dificuldade

Fácil

Rendimento

4 porções

Ingredientes

10 rabanetes

Suco de um limão tahiti

1 colher (sopa) de açúcar demerara

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de tomilho seco

Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Lave bem os rabanetes. Tire as pontas e corte ao meio.

  2. Em uma tigela misture todos os ingredientes.

  3. Coloque os rabanetes temperados em uma assadeira.

  4. Asse por cerca de 25 minutos, em forno médio, até que os rabanetes dourem. Eles devem ficar macios, mas não perder totalmente a crocância.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem