Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Filmes

Globo perde prioridade com estúdios e renegocia contratos para não 'matar' Telecine

Filmes serão comprados a depender da disponibilidade das produtoras e de estratégias de plataformas de streaming

Cena de 'Velozes e Furiosos X'
Cena de 'Velozes e Furiosos X': mudança de contrato com Globo faz Telecine mudar estreia de filme - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Por conta de demandas de investimentos em plataformas de streaming por estúdios de cinema, a Globo perdeu a prioridade na aquisição de filmes para o catálogo do Telecine com distribuidoras.

Com isso, o grupo foi obrigado a se adequar e mudar sua forma de comprar longas. A partir de agora, passa a negociar diretamente com todas as empresas do mercado, sejam as chamadas majors (grandes estúdios, como Warner, Universal e Disney), ou mesmo produtoras independentes.

Até o fim de 2023, filmes da Paramount tinham estreia confirmada no Telecine sem que precisasse haver algum tipo de negociação —mas sem exclusividade, podendo ser exibidos em plataformas de streaming.

No entanto, para 2024, a Paramount mudou essa política. Filmes da empresa, assim que saírem do cinema, vão diretamente para a Paramount+. A Globo, com isso, passa a negociar dependendo da disponibilidade.

O mesmo aconteceu com a Universal, que mantinha contrato com a Globo para estreias exclusivas no Telecine. As negociações passam a ser caso a caso..

A adaptação entre as partes tem sido visível ao público mais atento: prometido para janeiro, o filme "Velozes e Furiosos 10" (2023) só vai estrear nos canais de filmes da Globo em fevereiro.

Procurada pelo F5, o Telecine afirma que irá divulgar a grade completa de todos os filmes previstos quando negociações forem concluídas.

"Esta informação surgiu a partir de um vazamento de dados, num contexto em que as tratativas ainda não estão finalizadas. O Telecine agora negocia compras de acervo com todos os estúdios —dos independentes aos principais majors, incluindo Paramount e Universal Pictures", diz a nota.

"Os acordos de fornecimento de conteúdo variam dependendo da disponibilidade dos filmes e muitas vezes em função de alinhamentos internacionais. Iremos divulgar a grade completa com todos os filmes previstos em breve", conclui o posicionamento.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem