Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Filmes

CCXP: 'Não dá para substituir Fernanda Montenegro', diz Taís Araújo, Nossa Senhora em 'O Auto da Compadecida 2'

Selton Melo e Matheus Nachtergaele apresentaram primeiras cenas da nova versão do clássico brasileiro, que fizeram público da Comic Con se emocionar

Palco Thunder da CCXP 2023 com Selton Melo
Primeiras cenas de 'O Auto da Compadecida 2' são exibidas na CCXP 2023 - Luísa Monte/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Selton Mello e Matheus Nachtergaele animaram o palco Thunder da CCXP 2023, um dos maiores eventos da cultura geek e do cinema do mundo, neste sábado (2). Não é surpresa para o público brasileiro que "O Auto da Compadecida 2" seria uma das atrações mais exaltadas do evento, mesmo que sua estreia esteja prevista só para o fim de 2024.

20 anos após o primeiro filme, os atores continuam considerando João Grilo e Chicó como lendas vivas e convivem com referências a todo momento. "Eu não posso mais falar ‘não sei’. Sempre vem alguém completar a frase", disse Selton. Matheus contou que sempre alguém lhe pergunta "onde está o seu amigo"?

Diferente da primeira versão, baseada na obra de Ariano Suassuna, o novo longa tem roteiro completamente novo e "totalmente respeitoso" ao escritor, segundo Selton. Os atores contaram um pouco da história, que envolve alienígenas, o encontro de antigos amigos e Nossa Senhora. Essa, antes Fernanda Montenegro e, agora, Taís Araújo, também chegou ao palco para apresentar o novo longa.

Taís falou sobre sua Nossa Senhora negra e a inspiração na personagem original: "Eu conversei com a dona Fernanda. Ela é sempre muito querida. Nos encontramos por acaso e conversamos sobre as múltiplas representações de Nossa Senhora". "Não dá para substituir a Fernanda. Estamos fazendo uma nova representação", disse ela.

A atriz falou sobre a importância da representatividade negra na santa, e não só nas favelas: "Não queremos nos ver representados de uma única maneira. Isso nos coloca num lugar sem subjetividade. A gente não quer ver o preto só morrendo na favela". "Não somos uma mazela. Somos a riqueza desse país", disse Thaís Araújo.

Os atores falaram sobre o grande investimento visual do filme, que o coloca "nos novos padrões tecnológicos". "A produção é gigante e nunca foi visto algo assim no cinema nacional", disse Mateus.

O primeiro teaser foi, então, exibido ao público. As imagens de Chicó, João Grilo e dos personagens do sertão nordestino foram aplaudidas de pé pelo público. As filmagens de Nossa Senhora foram mostradas separadamente.

"Quando vi Taís de Nossa Senhora pensei: ‘é a coisa mais bonita que já vi na vida’" foi a impressão de Matheus Nachtergaele e talvez de grande parte dos expectadores, já que, pela visão do palco, os atores falaram: "a galera está com lágrimas nos olhos". Eles também ficaram emocionados com a recriação do clássico do cinema nacional.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem