Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Televisão

Como a série 'Loki' lida com o multiverso em sua segunda temporada na Disney+

Roteirista fala sobre a volta do Deus da Trapaça e a entrada de vencedor do Oscar no elenco

Cena da segunda temporada da série 'Loki' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Christopher Kuo
The New York Times

Loki já assumiu muitas funções desde sua primeira aparição no Universo Cinematográfico da Marvel, em 2011.

No primeiro filme dos "Vingadores", o Deus da Trapaça, interpretado por Tom Hiddleston, desceu sobre a cidade de Nova York com um exército alienígena. Em "Thor: Ragnarok", ele se uniu ao seu irmão para proteger o povo de Asgard, transformando-se de vilão em anti-herói. E agora, na segunda temporada da série de televisão "Loki", que estreou na semana passada no Disney+, ele embarca em uma nova e improvável missão —salvar a Autoridade de Variância Temporal.

A segunda temporada de "Loki" se passa após o caos da primeira leva de episódios, em meio ao qual Loki e Sylvie (Sophia Di Martino), uma variante de Loki de espírito livre, chegaram no fim da história. Lá, eles descobriram Aquele que Permanece (Jonathan Majors), o cientista que manipula o tempo e que planejou a AVT para evitar outra guerra entre as muitas variantes de si mesmo.

Quando Sylvie esfaqueia Aquele que Permanece, ela mergulha a AVT e a Linha do Tempo Sagrada no caos, desencadeando o multiverso. À medida que a segunda temporada começa, novos mundos se ramificam da linha do tempo, as forças da AVT se dividem em facções e Loki lida com um problema chamado deslizamento temporal, enquanto é puxado para uma guerra entre passado e presente.

Para preservar a AVT, Loki se reúne com personagens familiares —incluindo o irônico Mobius (Owen Wilson) e a caçadora B-15 (Wunmi Mosaku)— assim como novos personagens, como O.B., um homem que faz reparos na AVT interpretado pelo ator vencedor do Oscar Ke Huy Quan, e Victor Timely, um inventor do século 19 e variante de Kang interpretado por Majors.

Majors está enfrentando acusações relacionadas a um caso de agressão após ser preso em março em Nova York. Porém, as filmagens da segunda temporada de "Loki" já haviam terminado antes da prisão.

Com a saída da diretora original Kate Herron do projeto, Justin Benson e Aaron Moorhead, que ajudaram a dirigir "Cavaleiro da Lua", se tornaram os novos diretores principais da maioria dos episódios. Eric Martin, que ajudou a escrever alguns episódios da primeira temporada, se tornou o roteirista principal.

Em uma chamada de vídeo de seu estúdio de escrita em Los Angeles, Martin falou sobre a criação da trama e dos personagens da segunda temporada e sobre trabalhar com Quan em seu novo papel.

Quais foram alguns dos temas que você tinha em mente ao escrever o roteiro para esta série?
Acho que a coisa mais importante para mim é o personagem e a emoção. Eu queria que tudo fosse impulsionado pelos desejos e necessidades dos nossos personagens e realmente focar em suas jornadas emocionais em primeiro lugar. Isso é a base de todo o drama: "Quem são nossas pessoas? Onde estão suas mentes? O que elas precisam?". Essas são as perguntas dramáticas que impulsionam tudo.

Quanto aos temas, ainda temos as ideias de livre arbítrio e destino que continuam desde a primeira temporada. Mas para coisas novas, acho que a ordem versus o caos é um tema contínuo. E então um vácuo de poder. O que acontece em um vácuo de poder? Acho que o conceito principal da segunda temporada é "se quebrar, vai ter que comprar". Isso é o que aconteceu no final da primeira temporada. Eles quebraram o sistema. E agora eles são donos dessa coisa nebulosa, e ela precisa se reformar e se tornar algo novo.

Como você vê a evolução de Loki como personagem ao longo da primeira temporada e na segunda?
A primeira temporada, e especialmente o primeiro episódio, bagunçou a cabeça dele. Ele vê sua própria morte no final disso. Ele percebe que até mesmo as joias do infinito são insignificantes nesse novo nível de coisas. E então ele teve que resetar completamente e descobrir quem ele era. E então acho que na primeira temporada vemos ele fazer essa virada heroica, embora ele ainda seja um anti-herói ou vilão. Mas acho que Loki meio que tinha esquecido quem ele era, e a segunda temporada é como um reequilíbrio disso. Então ainda temos esse Loki herói, mas estamos voltando ao cerne de quem esse cara é. Estamos voltando ao Deus da Trapaça. Então vemos ele usando todos esses talentos do Deus da Trapaça, mas agora como um herói.

Todos esses personagens estão tão interligados em vários filmes e séries de TV no MCU. Então, estou curioso, quanto de liberdade criativa você tem ao escrever para esta série em particular?
Somos sortudos por termos nosso próprio pequeno universo aqui, onde podemos ser realmente criativos e seguir em outras direções sem interferir em outros projetos. E parte disso é planejado, enquanto parte disso é apenas o que encontramos ao longo do caminho. Em termos de ordens reais, houve momentos em que foi como: "Ah, sabe, esse personagem está sendo usado por outro projeto", e você precisa mudar de direção. Mas em termos de nosso drama e nossa história e para onde estamos levando nossos personagens, realmente estamos apenas seguindo-os e suas necessidades e provando isso no papel. E, se pudermos provar, ninguém intervém e diz que você precisa fazer algo diferente.

As interações entre Loki e Mobius e entre Loki e Sylvie foram cativantes na 1ª temporada. O que devemos esperar dessas interações na 2ª temporada?
Vamos começar com Loki e Mobius. Eles são muito divertidos de escrever porque são um casal estranho. Eles são muito diferentes em como fazem tudo. Eles estão do mesmo lado. Eles estão na mesma página, mas estão lendo livros diferentes. Eles não têm o mesmo caminho para alcançar a mesma coisa, e é isso que é divertido. Você tem essa fricção para brincar, mas eles estão do mesmo lado. Então, cena após cena, há tanta diversão para se ter com eles.

E com Loki e Sylvie, eles são um pouco amigos, casal, não tenho certeza de como você quer olhar para eles. Essas são duas pessoas que tiveram essa experiência intensa juntas e se separaram e seguiram caminhos diferentes. Inevitavelmente, eles vão se reunir, mas como cada um deles mudou? Para onde cada um deles foi? E eles vão conseguir se encaixar novamente?

Então, O.B. é definitivamente um personagem importante na 2ª temporada. Como foi criar esse personagem?
O.B. nasceu do desejo de ver o resto da TVA. Sinto que na 1ª temporada existimos em alguns níveis diferentes, mas trata-se de um lugar enorme. Tipo, o que mais tem lá? Quem mais está lá? E enquanto eu estava entrando no primeiro episódio da 2ª temporada, comecei a pensar em quem é a pessoa que está lá embaixo, na sala de máquinas da nave. Ele é aquele que supervisiona tudo. Ele é o cara que conserta as coisas. Comecei a imaginar um cara que estava tão ocupado comandando as máquinas que simplesmente não via ninguém. Mas ele ama o trabalho dele. É muito parecido com os sete anões e a Branca de Neve. Eles estão apenas assobiando enquanto trabalham porque amam isso.

Então Loki e Mobius aparecem lá, e eles são os primeiros visitantes que O.B. teve em anos. O.B. está apenas feliz fazendo o trabalho dele. Essa concepção do personagem ficou clara e permaneceu. E quando Ke entrou, ele adicionou uma camada de doçura humana que eu achei que trouxe um nível completamente diferente para o que O.B. é.

Como Ke foi escolhido para esse papel?
Isso foi Kevin Feige. Ele o viu em "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" e Kevin se apaixonou por O.B. no roteiro, e acho que ele simplesmente o viu e pensou: "Este é o nosso O.B. Ele vai entrar e ser perfeito para isso". No primeiro dia em que Ke veio, ele ainda não tinha começado. Ele só queria visitar o set e dizer oi. É assim que Ke é, ele quer conhecer todo mundo. E começamos a conversar e almoçamos juntos, e foi um almoço agradável falando sobre seu personagem e ouvindo-o se aprofundar e entender a essência daquele personagem e como ele iria abordá-lo. E tudo isso enquanto comíamos macarrão chinês frio.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem