Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu The New York Times Televisão

'And Just Like That': Quem é a coadjuvante que está preenchendo vazio deixado por Samantha

Como a socialite Bitsy von Muffling, atriz Julie Halston vem roubando a cena na série da HBO

Julie Halston como Bitsy von Muffling em 'And Just Like That'
Julie Halston como Bitsy von Muffling em 'And Just Like That' - Craig Blankenhorn/HBO
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Christopher Barnard
The New York Times

Julie Halston conhece suas socialites. A atriz de teatro e das telas desfiou nomes como Nan Kempner, Judith Peabody, Muffie Potter Aston e Beth Rudin DeWoody quando falou de seu papel representando a alegre Bitsy von Muffling em "And Just Like That...", o reboot de "Sex and The City".

"Vamos encarar os fatos: sempre haverá socialites com nome em três partes!" disse Halston, 68 anos, em videocall em 12 de julho.

Bitsy só apareceu em "Sex and the City" na quinta temporada, mas é vista intermitentemente em "And Just Like That..." desde o começo. No primeiro episódio da primeira temporada, Bitsy se encontra por acaso com Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) e Charlotte York (Kristin Davis) e lhes faz a pergunta que está na cabeça de todos: "Onde está Samantha?".

Ela se referia, é claro, a Samantha Jones (Kim Cattrall), cuja ausência lançou uma sombra grande sobre a primeira temporada e está lançando sobre a segunda. Em junho a Max, o serviço de streaming que exibe "And Just Like That...", confirmou que Cattrall fará uma aparição breve antes de a segunda temporada terminar, em 24 de agosto.

Embora várias novas personagens tenham concretamente tomado o lugar de Samantha em "And Just Like That...", poucas canalizaram a franqueza deliciosa dela em relação a sexo, plásticas e envelhecer fabulosamente do jeito que Bitsy tem feito.

Na temporada dois, depois de topar com Carrie num salão, Bitsy lhe fala do poder curativo que um lifting pode ter para uma viúva, explicando que poucas coisas lhe deram tanto prazer quanto gastar uma cifra de seis algarismos em um procedimento após a morte de seu marido, Bobby Fine (Nathan Lane), cantor de boate que muitos supunham ser gay.

Mais tarde Bitsy tenta convencer Carrie dos atrativos de um pretendente potencial, mandando a ela uma foto do pênis dele.

"Se você parar para pensar, há alguma coisa em comum", disse Halston sobre o paralelo entre Bitsy e Samantha, que também se estende às roupas delas. Como Samantha, Bitsy frequentemente é vista trajando cores fortes (uma jaqueta rosa choque de Thierry Mugler) e estampas ousadas (um top Pucci caleidoscópico) que intensificam sua efervescência na tela.

Em entrevista que deu de sua casa no Brooklyn, Halston falou ao New York Times sobre essa foto; sobre seu relacionamento com Michael Patrick King, showrunner de "And Just Like That..." e um dos produtores executivos de "Sex and the City", e de como a morte em 2018 de seu marido, o radialista Ralph Howard, influenciou sua representação de Bitsy.

A entrevista que segue foi levemente editada e condensada.

Como surgiu o papel de Bitsy?
Michael Patrick King já era grande fã meu, de Charles Busch e de nossa companhia Theatre-in-Limbo, havia anos. Em 2001 ele me viu em "The Women" na Broadway com Cynthia Nixon. Michael disse: "Vou escrever alguma coisa para você", e eu pensei: "Ah, tá". Fiz testes para "Sex and the City" algumas vezes e não entrei. Um dos papéis era de uma terapeuta, outra era de uma figura como Marianne Williamson –uma curandeira espiritual, tipo "Um Curso em Milagres". Michael vivia dizendo "um dia destes".
Bitsy nasceu dois anos mais tarde, juntamente com o personagem de Nathan Lane. As pessoas ficaram empolgadas com essa mulher que era mais velha, que se casou com um homem gay sabendo que ele era gay. Isso não tinha importância. Ele a adorava, ela o adorava. Acho que muita gente se identificou com isso.

Como Bitsy, você perdeu seu marido, então aquele papo com Carrie no salão sobre luto deve ter nascido de algum sentimento real seu.
Vão fazer cinco anos em agosto. Michael sabia de muito do que eu passei e é um cara inteligente. E ele queria que Bitsy fosse um pouco mais do que apenas uma mulher divertida que usa roupas divertidas e entra e sai da vida das garotas. O que ela disse a Carrie –"aquele vazio nunca é preenchido, mas uma vida nova crescerá em volta dele"—é totalmente verdade. É terrível. E às vezes você precisa fingir que está bem.

E então Bitsy manda a foto do pênis a Carrie enquanto Gloria Steinem está falando. Que versatilidade!
Eu faria isso tranquilamente. Bitsy não está querendo ser grosseira. Ela transou com o cara e agora o está oferecendo a Carrie. Está fazendo uma mitzvá para ela. "Saia para o mundo. Você precisa trepar" é o que ela está dizendo. Isso é muito próprio de Julie e muito próprio de Bitsy. Quero que mais mulheres lutem por sua saúde sexual e satisfação sexual. Estou te falando, haveria bem menos guerras no mundo se as pessoas tivessem mais satisfação sexual.

Você também compartilha a apreciação de Bitsy pela cirurgia plástica?
Eu faço botox, que aliás estou precisando fazer agora. Me preparo para o papel com o Dr. Douglas Steinbrech. É engraçado, mas é a verdade!

Como alguém que apareceu com o elenco original de "Sex and the City", o que você acha da notícia de que Samantha vai aparecer em "And Just Like That..."?
Tenho certeza de que havia muita gente querendo saber algo sobre qual seria sua história. Estou especulando, mas talvez os criadores tenham pensado "por que não resolvemos isso?". Não estou me fazendo de rogada. Honestamente, não sei nada. Sei o que todo o mundo sabe: nada.

Tradução de Clara Allain

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem