Cinema e Séries

Com Marina Ruy Barbosa, 'Sequestro Relâmpago' debate consciência de classe e violência em SP

Baseado em fatos, filme de Tata Amaral também aborda machismo

Cena do filme 'Sequestro Relâmpago', protagonizado por Marina Ruy Barbosa
Cena do filme 'Sequestro Relâmpago', protagonizado por Marina Ruy Barbosa - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amanda Nogueira
São Paulo

Uma garota branca de classe média tenta convencer seus sequestradores de que eles escolheram a pessoa er­rada. "Somos todos iguais", diz ela, afirmando que 1% da população mundial con­centra a mesma riqueza do restante. "Também faço parte desses 99%." Um dos algozes rebate: "Você já foi para a Disney? Você cresceu com descarga na sua casa?".

A cena resume uma das premissas de "Sequestro Re­lâmpago", filme dirigido por Tata Amaral, que entra em cartaz nesta quinta (22). "Quis falar sobre a to­mada de consciência de uma pessoa que, por ser batalha­dora, não percebe o nível de privilégios de ser branca e de classe média", diz a cineasta.

Na trama, baseada em uma história real vivida pela artista visual Ana Beatriz Elorza, Marina Ruy Barbosa interpreta Isabel, que é sequestrada por dois garo­tos em frente a um bar. Ma­theus (Sidney Santiago) e Ja­ponês (Daniel Rocha) tentam sacar dinheiro de sua conta, mas chegam após o horário de funcionamento do caixa eletrônico. Eles decidem esperar até a manhã seguinte.

"Quero contar uma história que deixe as pessoas gruda­das na cadeira", diz Tata. "O filme trata dessa menina que se torna uma heroína a meu ver", acrescenta, evi­denciando que a persona­gem passa a noite dentro de um carro com dois garotos e sem sutiã. "Isso nem reper­cute fora do Brasil, mas, aqui, você estar com dois homens em qualquer lugar significa que a relação pode ser sexualizada."

O trio circula pela cidade tentando definir a melhor maneira de sair da situação. Inexperientes, os sequestra­dores repensam o plano o tempo todo, enquanto Isabel negocia sua vida e também os manipula. "Você pode encontrar hu­manidade em todo mundo. Também não acredito na ví­tima, é uma construção romântica que serve a um pe­ríodo", diz a cineasta.

O elenco inclui o rapper Projota e a cantora transe­xual Linn da Quebrada. “Há muito tempo que eu acredito na representatividade, em traduzir no audiovisual a di­versidade da nossa socieda­de. É um dogma pra mim", afirmou a diretora. 

Abordando temas como desigualdade, machismo e violência, Tata Amaral afirma que o filme é também um tipo de "road  movie" por São Paulo. "É uma cidade que exclui quem não está no centro expandi­do por ‘n’ razões. Essa obser­vação está em cada cena."

 

O trailer de "Sequestro Relâmpago" repercutiu nas redes sociais por exibir Marina Ruy Barbosa cantando "Rap é Compromisso", de Sabotage —o rapper foi morto com quatro tiros após deixar a mulher no trabalho em 2003; segundo a polícia, o crime teria ligação com seu passado no tráfico.

A cena do longa de Amaral foi criticada por internautas que consideraram uma contradição vê-la cantada pela atriz. "O Rap é compromisso, não é viagem / Se pá fica esquisito, aqui Sabotage / Favela do Canão, ali na Zona Sul / Sim, Brooklyn", diz o trecho.

"Rap só é lembrado no Brasil pelo branco na hora do #militei ou na hora de se ligar ao bandido de algum jeito”, disse um crítico no Twitter. "A incapacidade do branco de entender completamente o lugar de uma manifestação cultural que não seja centrada nele é de onde vem todas as discussões sobre ‘apropriação cultural’", completou.

Tata Amaral argumenta que a cena só reproduz o que aconteceu na história real de Ana Beatriz. Para ela, trata-se de comunhão entre os envolvidos. "Acho que Sabotage gostaria dessa cena e a família dele nos cedeu os direitos", disse a cineasta. "A música é maravilhosa e deve ser cantada por todos os públicos, inclusive para que chegue a todos os públicos", completou.

Marina Ruy Barbosa também protagoniza a atual novela das nove da Globo, "O Sétimo Guardião", na qual interpreta Luz, par amoroso do personagem de Bruno Gagliasso. Os atores também contracenam em "Todas as Canções do Mundo", filme de Joana Mariani, em cartaz nos cinemas.

 
 
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias