Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries

Disney enfrenta revolta de fãs com 'estereótipos' de primeiro personagem abertamente gay

Jornal britânico aponta personagem como 'extremamente afetado'

Ator Jack Whitehall posa para fotos em Beverly Hills
Ator Jack Whitehall posa para fotos em Beverly Hills - Danny Moloshok - 27.out.17/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sonia Elks
Londres
Reuters

​A Disney está enfrentando indignação após um jornal britânico sugerir que o primeiro personagem abertamente gay do estúdio em um filme, interpretado pelo ator Jack Whitehall, 30, será “extremamente afetado” e “muito afeminado”.

Ativistas de direito LGBT disseram que a companhia arrisca estragar um momento determinante ao “explorar sentidos figurados negativos e clichês sobre pessoas homossexuais” em "Jungle Cruise", um filme de ação que se passa no século 19.


Rita Cadillac estreia no teatro como a dançarina Luz del Fuego: 'Perdi a virgindade do palco'

'Acho que essa geração já não tem mais jeito', diz Ana Maria Braga sobre futuro político do país

'Fui criado por uma sociedade machista' não é desculpa, diz figurinista que acusou José Mayer


A Disney não confirmou a reportagem publicada no jornal britânico The Sun, e nenhum representante da companhia estava disponível de imediato para comentar.

“Um público cada vez mais diverso tanto quer como espera se ver e ouvir refletido autenticamente”, disse Giovanni Bienne, chefe do comitê de igualdade LGBT do sindicato de atores britânicos.

O jornal The Sun disse que Whitehall, que é heterossexual, irá interpretar um homem “afeminado” no filme, estrelado por Dwayne Johnson e Emily Blunt.

A indústria cinematográfica tem enfrentado crescentes reivindicações para representar uma maior diversidade de personagens nas telas e reportagens sobre o papel de Whitehall desencadearam críticas nas redes sociais.

“No melhor caso, esses estereótipos são cansativos, no pior, são prejudiciais e homofóbicos”, disse Callum Jackson, 25, em publicação no Twitter.

“Ao ter representações irreais e unilaterais de qualquer comunidade, se força membros dessa comunidade a agir, pensar e sentir de acordo com algumas linhas”, disse à Reuters.

“Isso leva a problemas de autoaceitação e a sentir-se marginalizado de sua comunidade”.

Alguns também expressaram decepção com a escolha de um ator heterossexual para interpretar o papel.

“Nós receberíamos muito bem a decisão da Disney de indicar um ator gay para interpretar o papel”, disse porta-voz do sindicato da mídia e entretenimento britânico Bectu.

Apesar da polêmica, Whitehall afirmou em suas redes sociais que está honrado por fazer parte do elenco. "Tão excitante trabalhar trabalhar num projeto com tanta história", disse. O longa deve ser lançado em outubro de 2019.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem