Silvio Santos, Cid Moreira, Maguila e Jandira Martini: relembre quem nos deixou em 2024
Fomos obrigados a nos despedir de grandes nomes nacionais e internacionais das artes e do esporte neste ano que está para acabar
O ano que está para acabar foi de grandes perdas nas artes e no esporte. Nomes de destaque em várias áreas nos deixaram ao longo de 2024, para tristeza de seus fãs, amigos e das famílias.
Na primeira semana de janeiro, o mundo do futebol foi abalado pela notícia da morte de Zagallo. Ele tinha 92 anos e morreu no dia 5, em decorrência de falência múltipla de órgãos. O ícone do esporte é o maior vencedor de Copas do Mundo. Ganhou quatro: as de 1958 e 1962, como jogador, a de 1970, quando atuava como treinador, e em 1994, como auxiliar técnico.
Ainda no primeiro mês do ano, Jandira Martini se foi. A atriz tinha 78 anos e tratava um câncer de pulmão reincidente. Com quase cinco décadas de carreira, ela é lembrada por papéis marcantes em novelas como "O Clone" (2001), com a personagem Zoraide El Adib, e "Caminho das Índias" (2009), como Puja Hitid.
No início de abril, outro baque, com a morte do cartunista Ziraldo. "Pai" do personagem Menino Maluquinho e um dos criadores do jornal O Pasquim, morreu aos 91 anos, de falência múltipla de órgãos. Seus livros venderam mais de 10 milhões de exemplares e foram publicados em vários idiomas.
Na televisão, mais uma perda irreparável. Considerado o maior comunicador do país, Silvio Santos morreu em agosto, aos 93 anos, vítima de uma broncopneumonia. Os domingos —e a TV brasileira em geral— jamais serão os mesmos sem a presença de Senor Abravanel, um ex-camelô que usou sua intuição, o tino comercial e o talento incomparável para comunicar-se e mudou a forma como se faz entretenimento no Brasil.
País que também sofreu o luto de perder, em outubro, uma das vozes mais icônicas do jornalismo. Cid Moreira desejou oito mil vezes uma "boa noite" aos telespectadores do Jornal Nacional. A primeira foi na estreia do televisivo, em 1º de setembro de 1969, e a último, em 1996. Ele morreu aos 97 anos, por falência múltipla de órgãos durante o tratamento de uma pneumonia.
Também em outubro, os fãs da ex-banda britânica One Direction ficaram surpresos com a inesperada notícia da morte do cantor Liam Payne, aos 31 anos. Ele passava férias na Argentina quando caiu da sacada do quarto onde estava hospedado, no 3º andar.
Comentários
Ver todos os comentários