Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Checamos

Meme brinca com coincidência de aniversários do pai da personagem Mônica e de Lula

Maior parte dos internautas entendeu post como brincadeira, mas houve quem achasse que presidente fosse pai da protagonista dos quadrinhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa, seria filha do presidente Lula (PT)? A curiosa relação da protagonista da Turma da Mônica com o presidente brasileiro foi feita por um perfil de memes no Instagram que publicou um quadrinho em que a protagonista diz "Hoje é aniversário do papai" em frente a uma folhinha de calendário mostrando o dia 27 de outubro, aniversário do político.

De fato, o pai de Mônica no gibi nasceu em um 27 de outubro, mas, claro, ele não é Lula. Na história em quadrinho, ele se chama seu Sousa e seu aniversário, "é uma homenagem ao aniversário do criador das histórias, Mauricio de Sousa, que nasceu em 27 de outubro de 1935", como afirmou a Mauricio de Sousa Produções.

A imagem mostra uma cena de quadrinhos com Mônica, vestindo um vestido vermelho, apontando para um calendário na parede. O calendário indica o dia 27 de outubro. Acima do calendário, há um balão de fala que diz: 'HOJE É O ANIVERSÁRIO DO PAPAI!'. O ambiente é uma sala com uma mesa e uma parede decorada.
Quadrinho usado em meme; parte dos internautas achou que fosse sério post brincando com datas de aniversário do Seu Sousa, pai da protagonista, e de Lula - Reprodução/Instagram

Por curiosidade, Mauricio é dez anos mais velho que Lula e aparece no gibi como pai de outra personagem, Marina, criada em 1995.

O post viralizou com um quadrinho da história do aniversário do pai de Mônica que foi publicada na 94ª edição, em outubro de 1994. A maior parte dos internautas entendeu ser uma brincadeira a relação entre seu Sousa e Lula, mas houve quem achasse que o post fosse sério.

Mauricio já afirmou, em entrevista à Folha, que política não entra nos quadrinhos. "Meus personagens são crianças, e criança não mexe com política", disse.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha.

Checamos

É um projeto dedicado ao combate da desinformação nas redes sociais patrocinado pela Philip Morris Brasil.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem