Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Príncipe Harry perde nova batalha judicial para reaver proteção policial no Reino Unido

Última visita do filho mais novo do rei Charles 3º aconteceu em fevereiro deste ano, após monarca anunciar câncer

Meghan Markle e Harry perderam o direito à proteção, com verba pública, em 2020 - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres e Paris | AFP

A Justiça britânica, que em fevereiro se recusou a conceder proteção policial sistemática ao príncipe Harry durante as suas visitas ao Reino Unido, rejeitou, nesta segunda-feira (15), um recurso apresentado pelo membro da família real britânica.

O príncipe Harry, filho mais novo do rei Charles 3º, e a sua esposa, Meghan Markle, perderam o direito à proteção, com verba pública, quando visitarem o Reino Unido, depois de decidirem, em 2020, encerrar suas funções públicas como parte da família real e se mudarem para a Califórnia, nos Estados Unidos.

Harry questionou a decisão das autoridades de não lhe conceder a proteção, depois que determinaram que analisariam possíveis medidas de segurança em cada viagem que o príncipe fizesse. No final de fevereiro, o Supremo Tribunal de Londres estabeleceu que esta decisão "não era irracional".

Um porta-voz do príncipe indicou na ocasião que Harry iria recorrer, considerando que não estava "reivindicando tratamento preferencial", mas simplesmente uma aplicação "justa e legal" das regras de proteção.

Mas o próprio Supremo Tribunal rejeitou este recurso do príncipe nesta segunda-feira, e o juiz confirmou que a decisão tinha razões "fundadas" para não conceder-lhe proteção sistemática.

O príncipe ainda pode recorrer a um tribunal de apelações. O magistrado também condenou Harry nesta segunda-feira a pagar 90% das despesas judiciais do Ministério do Interior neste caso.

A decisão de fevereiro representou a segunda derrota judicial do príncipe Harry para manter as medidas de segurança quando visitar o Reino Unido. Em maio do ano passado, os tribunais negaram-lhe o direito de se beneficiar de proteção policial, apesar da sua intenção de pagá-la com o seu próprio dinheiro.

A questão da segurança no Reino Unido é um assunto delicado para Harry e Meghan - AFP

A última viagem do príncipe ao Reino Unido remonta a uma breve visita a Londres, em 6 de fevereiro, para ver o seu pai, um dia depois de ter anunciado que estava com câncer.

A questão da segurança é um assunto muito delicado para o príncipe Harry, que culpa a imprensa e os paparazzi pelo acidente fatal da sua mãe, a princesa Diana, em Paris, em 1997. O duque de Sussex também iniciou vários processos judiciais contra os tabloides britânicos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem