Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

'É meio louco, mas agradeço', diz ministra da Cultura sobre ser empossada na Academia Brasileira de Cultura

Margareth Menezes foi um dos 13 novos acadêmicos que passam a integrar a instituição

Margareth Menezes
Margareth Menezes - Ana Cora Lima/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O chá semanal e o imponente prédio secular - réplica do Petit Trianon de Versalhes - não existem tal como na Academia Brasileira de Letras, mas os tradicionais fardões e as 56 cadeiras com nomes de grandes patronos fazem parte do rito da Academia Brasileira de Cultura (ABC), que nesta terça-feira (14) nomeou 13 novos acadêmicos como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a atriz Gloria Pires, as cantoras Daniela Mercury, Alcione e Liniker, entre outros.

"Nunca pensei entrar para uma Academia Brasileira. É meio louco, mas agradeço", disse a baiana, que se assustou com a palavra "imortal". "Que isso? Forte, né? Nunca me imaginei imortal. Mas eu acredito em reencarnação e por isso todos nós somos imortais de qualquer maneira", comentou Margareth, que ocupou a cadeira 28, que tem a cantora Emilinha Borba como patrona.

Também nova acadêmica, Liniker se emocionou ao vestir o fardão confeccionado em vinho e com aplicações em dourado pelo Instituto Zuzu Angel (ninguém revela o preço final do uniforme que é dado pela casa), que simbolizam o amor e a riqueza de espírito dos membros da ABC.

"É uma responsabilidade, uma honraria. Vestir esse traje me fez ver que ser reconhecida do meu fazer cultural é muito especial", observa a cantora, ocupante agora da cadeira 51, cuja patrona é Elza Soares.

Além de Margareth Menezes, a ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas) tomou posse como imortal da ABC (Academia Brasileira de Cultura). A escritora Conceição Evaristo, a secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do MPI, cacique Juma Xipaia, a poetisa Viviane Mosé, o dramaturgo José Luiz Ribeiro, as atrizes Luana Xavier e Vanessa Giácomo foram empossados.

A Academia Brasileira de Cultura foi fundada em dezembro de 2021 e atualmente é presidida pelo educador Carlos Alberto Serpa. A instituição surgiu como uma resposta à demanda de artistas de diversas áreas para discutir ideias e projetos que visassem fortalecer o cenário cultural no Brasil.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem