Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Aracy Balabanian (1940-2023)

Miguel Falabella lamenta morte de Aracy Balabanian: 'Te amo para sempre'; veja repercussão

Atriz enfrentava câncer de pulmão e estava internada em uma clínica no Rio de Janeiro

Aracy Balabanian - 26.ago.2022/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nomes das artes e colegas de trabalho homenagearam Aracy Balabanian. A atriz, que teve mais 50 anos de carreira, morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. Desde 2022, ela lutava contra um câncer de pulmão e estava internada em uma clínica no Rio de Janeiro.

Miguel Falabella, que contracenou com Aracy em "Sai De Baixo", afirmou que tem lembranças coloridas e ensolaradas com a artista.

"Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu".

Por volta das 13h57, o presidente Lula emitiu uma nota de pesar. "O Brasil acordou hoje sem Aracy Balabanian, que fez parte dos palcos e da TV brasileira por mais de 50 anos. Da estreia nos palcos pelas mãos de Augusto Boal, passando por espetáculos do antigo Teatro Brasileiro de Comédia, ainda nos anos 60, Aracy estrelou programas como Vila Sésamo, na década de 70, e Sai de Baixo, nos anos 90, sempre exibindo seu talento. Não esquecemos de seu papel como a mãe superprotetora dona Armênia; de bordões mas também do seu talento dramático, de uma atriz capaz de fazer qualquer papel com entrega e emoção.Meus sentimentos à família, colegas de trabalho e dos seus milhões de fãs no Brasil que sentirão muita falta dessa grande dama das nossas artes dramáticas", diz a nota oficial.

Alexandre Borges disse que a artista vai fazer muita falta pois era uma mulher fantástica, mas que deixa muitas obras. "Ela era uma amiga pessoal, linda, e deixa trabalhos maravilhosos."

Isabel Teixeira, que interpretou Maria Bruaca em "Pantanal", homenageou a atriz e assegurou que vai continuar a seguir os passos trilhados por ela. "Aquele nosso encontro, quase marcado, vai ficar para mais tarde. Fica aqui minha singela homenagem e a promessa que seguirei como uma navegadora atenta à rosa dos ventos desenhada por você. Todo meu amor à essa atriz maravilhosa, que deixa sua marca em várias gerações."

Cláudia Raia postou diversas fotos ao lado de Aracy, uma delas junto o pequeno Luca, e afirmou que sempre vai amá-la, sua grande amiga. "Ela será sempre nosso tesouro nacional, obra-prima de pura devoção ao seu ofício. Que alegria ter encontrado sua alma nessa vida, que honra compartilhar um pouco do meu caminho com o seu! Te reencontro na próxima vida."

Lázaro Ramos compartilhou trechos de algumas conversas que teve com Aracy. Em uma delas, datada de setembro de 2020, a atriz afirma amá-lo muito. "O coração tá disparado, as memórias de tantos momentos bons não param de vir. As risadas e conselhos amorosos além dos incentivos foram tantos que ficarão tatuadas em minha pele para sempre. A palavra amor está em todas as mensagens e são também humoradas. Amor e humor. Generosa como ninguém, amiga como poucos e com esses olhinhos brilhantes sempre. Te amo", escreveu ele.

Ana Mari Braga agradeceu Aracy pelo talento com que ela contribuiu na arte brasileira. "Vai com Deus, Aracy. Nosso coração está com você hoje. Descanse em paz."

Reynaldo Gianecchini postou uma foto da artista e escreveu: "Bravo, Balabambam! Toda luz!". Já Alice Wegmann, que conheceu Aracy na produção "Ligações Perigosas" (2016), relembrou um trabalho ao lado dela e celebrou a última vez que falou com a artista. Alice ainda disse que espera chegar aos 83 anos com o brilho nos olhos de quem ama o ofício das artes.

"Um dia passamos 10 horas seguidas sentadas na mesa do almoço de tanto que nos gostamos... ela sempre com jovens em volta, não porque queria absorver nossa juventude, mas por querer partilhar a juventude dela conosco. Meu coração só não está mais triste hoje porque eu me sinto uma pessoa de muita sorte. Eu aprendi a ser mais agregadora, mais atriz, mais apaixonada ainda pela minha profissão pelo que via diante de mim. Aracy é luz e vai morar para sempre no meu coração. eu te amo, Aracy!."

Patrícia Pillar disse que está de coração partido. Ela também atuou em "Ligações Perigosas" e contou que a artista era encantadora e original.

"Vou sentir muito a sua falta! Sempre fui fã, desde 'Locomotivas'. Atriz adorável, com seu jeito tão próprio, tão original... Lembro a alegria enorme que senti quando soube que trabalharia a seu lado em 'Rainha da Sucata'! E sempre me senti assim a cada vez que trabalhamos juntas. Desejando paz e conforto a seus familiares, aos inúmeros amigos e fãs."

"Eu tive a alegria o prazer de contracenar ao seu lado, muito obrigada Aracy, foi maravilhoso, foi um lindo aprendizado, vá com Deus, aqui a senhora já faz falta. Obrigada por tanto", escreveu Cacau Protássio, que participou do filme de "Sai De Baixo".

Beth Goulart contou em uma publicação que a atriz era uma grande inspiração para sua carreira e foi um ícone para diversas gerações de artistas, principalmente com os personagens com bordões marcantes, e a descreveu como sendo uma pessoa inteligente e íntegra. Segundo ela, a morte de Aracy representa uma perda para todo o país.

"Passou por momentos duros em que teve que se reinventar depois do incêndio em sua casa em 1994 quando ficou só com a roupa do corpo e recebeu ajuda de todos os amigos que são muitos, eu e minha família nos incluímos nesse grupo. Isso nos aproximou muito."

Marcelo Serrado disse que fica a gratidão pelos momentos que passou ao lado dela e a gratidão pela arte que deixa como legado. "Descanse em paz, Aracy."

Sérgio Malheiros, que atuou com Aracy em "Da Cor do Pecado" (2004), afirmou que, além de uma grande artista, Aracy era um ser humano maravilhoso. "Vai ser para sempre uma referência para mim. Minha avó na arte e na vida. Obrigado por todos os conselhos, histórias e ensinamentos que fizeram toda a diferença ao longo de todos esses anos da minha vida e carreira."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem