Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Luiz Schiavon trabalhou com Faustão por seis anos e compôs música do quadro Videocassetadas

Tecladista e fundador do RPM, ele era diretor musical do Domingão e costumava elogiar o chefe, que já foi processado por fazer piadas ao vivo com sua equipe

Luiz Schiavon no Domingão do Faustão
Luiz Schiavon foi diretor da banda do programa Domingão do Faustão entre 2004 e 2010 - Instagram @luiz.schiavon
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fundador da banda RPM, Luiz Schiavon podia ser visto na tela da Globo semanalmente entre 2004 e 2010, época em que que foi diretor da banda do programa Domingão do Faustão. Morto nesta quinta-feira (15) aos 64 anos, vítima de uma doença autoimune, ele foi também um dos coautores do jingle do quadro Videocassetadas: "Sorria, tire a tristeza dessa cara, celebre que o tempo não para, o bom da vida é ser feliz...". A música foi escrita junto com Luciana Cardoso, esposa de Faustão.

O convívio de seis anos os aproximou. Schiavon não escondia sua admiração pelo apresentador e costumava exaltar o modo como ele comandava a atração. Em uma entrevista em 2019 ao jornal O Dia, Schiavon afirmou que o carisma de Fausto era o que garantia o sucesso do Domingão. "É impressionante como pensa rápido mesmo quando algo sai do controle, o que num programa ao vivo é comum", disse.

"Ele usa músicos, bailarinas e outros profissionais como uma espécie de 'escada' para dar uma quebrada no ritmo, provocar situações engraçadas e bater bola sobre assuntos que estão na pauta. Mas faz isso com muita sensibilidade", disse ainda Schiavon.

O apresentador chegou a ser processado em 1995 pelo câmera Ivalino da Silva, o Gaúcho, uma das tais "escadas" de Fausto para suas graças. Chamado de "corno", "galã de velório" e "tarado do asfalto", entre outras classificações pouco edificantes, Gaúcho entrou na Justiça contra o ex-patrão e venceu a pendenga judicial, que se arrastou por oito anos.

Schiavon também era alvo das piadas de Faustão, mas nunca se queixou de nenhum comentário a seu respeito. "Não me lembro de ter ficado em uma situação constrangedora. As brincadeiras são sempre feitas com bom humor e muita educação", disse, há quatro anos.

O trabalho do músico na Globo não se restringiu ao Domingão do Faustão. Schiavon foi o responsável pelas trilhas sonoras das novelas Rei do Gado, Terra Nostra, Esperança e Cabocla.

"'O Rei do Gado', a trilha vendeu 5 milhões de cópias. Foi a mais vendida da história", lembrou o compositor, em 2020. "Foi uma brutalidade impressionante. De fato, a novela era fantástica, o enredo e a trilha também. Humildemente, a abertura era muito legal também".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem