Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Rita Lee

De Xuxa a Gilberto Gil, famosos lamentam morte de Rita Lee nas redes; veja repercussão

Rainha do rock morreu na terça-feira (8), em São Paulo

Rita Lee, cantora
Famosos lamentam morte de Rita Lee - @Ritalle no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Artistas da música brasileira, famosos e jornalistas lamentaram nas redes sociais a morte de Rita Lee, aos 75 anos, na segunda-feira (8), em São Paulo. A cantora começou a carreira como vocalista da banda Os Mutantes, em 1960, e despontou como rainha do rock nacional.

Gilberto Gil publicou uma homenagem a cantora e desejou que ela descanse, enviando condolências aos familiares. "Comadre Rita, Anibal, cabrinha, caprichosa capricorniana, amiga. Descansa, minha irmã. Amo você. Um abraço fraterno da família Gil nos meninos Roberto, Beto, João e Antonio, nos familiares e amigos e nos fãs, assim como eu."

Xuxa postou uma foto em que aparece de mãos dadas com a cantora, e escreveu "te amo". A cantora Pitty prestou condolências à família da artista e disse que vai amar e lembrar a cantora para sempre pois ela foi única.

A cantora Fafá de Belém relembrou momentos ao lado de Rita e afirmou que ela foi uma voz para diversas gerações de mulheres. "Estou aqui, em meio a uma conexão de voo, me sentindo atropelada com a notícia, e me lembrando de tantas histórias que vivemos. Rita leva consigo sua ousadia e a força de quebrar tabus com sua vida e sua obra. Rita deixa o Brasil órfão. Hoje tá difícil, tá muito difícil. Vá em paz, minha amiga."

A atriz Lilia Cabral afirmou em seu Instagram que Rita a inspirou durante toda a carreira e que a cantora era seu porto seguro. "Vou chorar muito hoje, de todas as lembranças dos anos regados por suas composições. Vou chorar e mesmo a distância, vou me despedir de quem eu sempre achei, que esse dia não chegaria, mas chegou! Como eu amo Rita Lee."

Mel Lisboa, atriz intérprete de Rita Lee no teatro, diz se sentir privilegiada por ter dado vida a artista nas artes. "Me sinto privilegiada por ter existido na mesma época que você. Por ter tido a ousadia de subir no palco fingindo ser você. Por ter tido a honra de ter estado ao seu lado nesses últimos 10 anos. Obrigada por tudo que fez por todos nós. Você fez e sempre fará um monte de gente feliz."

Marisa Monte postou um vídeo em que canta ao lado de Rita e usou diversas palavras para descreve-la. "Um farol, uma deusa, padroeira da liberdade, rainha, mestra, gênia, incomparável. Obrigada. Te amo para sempre!".

Carlinhos Brown relembrou a carreira da amiga na banda Os Mutantes e disse que não vai se despedir da amiga pois acredita que ainda vai reencontrá-la. "Eu te vi tocando lata, Mutante, eu te vi mutar percussionista gigante. Eu te vejo, eu te sinto e eu te amo tanto. A sua música vai continuar no que faço, no que sinto, nos meus festejos familiares. Você será sempre a ovelha negra que lidera o pastor, que bagunça os credos e que mostra o verdadeiro caminho da fé que é amar os outros."

Marisa Orth escreveu que ama a estrela do rock brasileiro, e que a cantora a acompanhou por toda a vida. "Obrigada". A jornalista Sandra Annenberg falou que a cantora "jamais irá morrer".

A cantora Luísa Sonza, que homenageou Rita Lee no Grammy Latino em outubro de 2022, disse que a artista "inspirou e inspira milhares de mulheres pessoas e artistas que a tem como ídola maior e referência de vida". Além disso, a gaúcha revelou que se aproximou da família dela, recentemente. "Para Rita, falei da importância que ela tinha pra mim e falei, mesmo que ela já soubesse, da importância que ela tem não só na minha vida, mas na vida de todos os artistas desse país. Tive sorte de receber a resposta de que ela me adorava, que adorou as homenagens e ainda disse que eu era mais bonita ainda sem maquiagem, vou levar essa dica comigo, Rita!", comentou Luísa, agradecendo pela humildade e carinho.

A Academia Latina da Gravação, organização sem fins lucrativos que organiza o Grammy Latino anualmente, também emitiu uma nota oficial para a cantora. "Rita Lee foi uma artista visionária e uma das cantoras-compositoras de maior sucesso na história musical brasileira. Ganhadora do Grammy Latino e indicada em múltiplas ocasiões, a "rainha do rock brasileiro" desencadeou o movimento Tropicália com os grupos Os Mutantes e Tutti Frutti", diz o texto, assinado pelo CEO Manuel Abud, que cita outros feitos da artista. "Nossas sinceras condolências à família, amigos e todos os amantes de sua música. Descanse em paz, Rita Lee", encerra a nota.

O rei Roberto Carlos também mandou sua mensagem para a cantora: "A Rita Lee é maravilhosa e será sempre maravilhosa por seu talento, seu carisma, por toda a alegria que ela proporciona para todos nós e além de tudo maravilhosa como ser humano, como pessoa".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem