Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Pedaço da cruz de Jesus será usado em coroação de Charles 3º; entenda

Fragmentos foram abençoados pelo papa Francisco e incorporados ao design geral de uma cruz de prata

"The Cross of Wales" tem fragmentos da cruz de Cristo - Paul Ellis/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Uma cruz de prata cerimonial com fragmentos de madeira que, segundo o Vaticano, vieram da cruz usada para crucificar Jesus Cristo, foi abençoada, nesta quarta-feira (19), no Reino Unido. O artefato será usado na coroação do rei Charles 3º no próximo mês.

O papa Francisco presenteou os dois fragmentos da "Vera Cruz", um com 5 milímetros e o outro com 1 centímetro, para a coroação do monarca e de sua esposa, Camila, em 6 de maio, em Londres. Esses pedaços foram moldados em uma pequena cruz e incorporados ao design geral, visíveis através de uma gema de cristal rosa.

O arcebispo do País de Gales, Andrew John, também abençoou a nova Cruz de Gales perante dignitários e fiéis em um serviço religioso realizado em Llandudno, no norte do país. O artefato será transportado para Londres para liderar a procissão da coroação. A cruz "fala sobre nossa fé cristã, nosso patrimônio, nossos recursos e nosso compromisso com a sustentabilidade", afirmou o arcebispo.

"Também estamos felizes que seu primeiro uso seja guiar Suas Majestades até a Abadia de Westminster no serviço de coroação", acrescentou. Charles presenteou a Cruz de Gales à Igreja Anglicana de Gales por ocasião de seu centenário.

O designer Michael Lloyd levou dois anos para fazê-la, utilizando lingotes de prata reciclada e fragmentos de madeira e ardósia galeses. Após a coroação, a cruz será compartilhada pelas igrejas anglicana e católica romana do País de Gales.

O próprio Charles aplicou a marca de autenticidade do rei - uma cabeça de leopardo - aos elementos de prata da cruz no ano passado, em Londres.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem