Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Orelha de Bolsonaro ardeu em noite de lançamento de série da Globo, no Rio

Reunido em cinema no bairro do Leblon, elenco de Cine Holliúdy não poupou críticas à gestão do presidente

Em foto colorida, mulher de macacão preto de couro faz pose em frente a um cartaz
Luisa Arraes: 'O Brasil precisa sair desse inferno, desse desespero' - Divulgação/TV Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Globo começa a voltar ao "velho normal" na divulgação de seus programas e, aos poucos, as reuniões festivas de atores com a imprensa voltam à programação. A mais recente delas foi no bairro carioca do Leblon, onde o elenco da segunda temporada de "Cine Holliúdy" se encontrou para assistir ao primeiro capítulo da série, que estreia nesta terça-feira (23).

Detalhes sobre os personagens, lembranças das gravações, novos enfoques da trama... tudo isso foi assunto por ali, mas as eleições que se aproximam, ah, esse foi um assunto que também animou as rodas de conversa e os papos nas entrevistas. Foi aí que a orelha de Jair Bolsonaro (e de seus aliados) ardeu.

"O Brasil precisa sair desse inferno em que está vivendo, desse descuido, desse desespero, desse desrespeito com as pessoas, com os pobres", dizia Luisa Arraes, uma das protagonistas. Filha do diretor de cinema e TV Guel Arraes e da atriz Virginia Cavendish, ela tem a política no DNA: é neta de Miguel Arraes (1916-2005), prima da candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes e do prefeito do Recife, João Campos. "Esse país merece muito mais", resume a atriz.

Ator que interpreta o ex-prefeito da cidade cearense fictícia onde se passa a história de Cine Holliúdy, Matheus Nachtergaele formulou até uma teoria sobre a atual falta de autoestima e de capacidade de reação dos brasileiros. Ele acredita que essa inércia é fruto de uma "política de desistência".

"É a política de entregar os pontos. Branco é branco, o pobre é pobre mesmo, o patrão manda e os escravos obedecem, o índio não tem que ter terra mesmo e se der para vender cloroquina antes da vacina, beleza", explica, acrescentando que este seria o momento "de voltar atrás do voto suicida que elegeu o atual governo."

Nanda Costa vai pelo mesmo raciocínio. Defende que o próximo presidente respeite os princípios da democracia e priorize as questões sociais, ambientais e culturais do Brasil. "Com certeza não é esse governo nem as pessoas que comungam com as ideias dele", aponta a atriz, que na série vive uma moça que se transforma em Konga, a mulher gorila.

Veterano da política e historicamente alinhado à esquerda, o ator, ex-vereador e ex-deputado federal pelo Rio Stepan Nercessian resumiu em uma frase toda a sua indignação. "Onde nós fomos parar!".

Cine Holliúdy é uma homenagem ao cinema e explora acontecimentos, símbolos e referências da cultura nordestina, brasileira e do pop mundial da década de 70. "É uma série popular, que tem como bandeira a representatividade do nordeste. Claro que fala de política e de questões sociais, mas o mote central é jogar luz ao nordestino e o espaço que a nossa região merece na televisão brasileira", disse o protagonista Edmilson Filho.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem