Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu The New York Times

Dispensado duas vezes em 'The Bachelorette' se reinventa como conselheiro amoroso

Nick Viall atualmente tem podcast famoso e está lançando livro sobre relacionamentos

Nick Viall - @nickviall no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Peele
Los Angeles
The New York Times

Em 2014, durante "After the Final Rose", um especial de televisão ao vivo transmitido depois do episódio final da temporada de "The Bachelorette", o segundo colocado naquela edição do programa, Nick Viall, encarou Andi Dorfman, a solteira disputada pelos pretendentes do reality show, e declarou: "Se você não estava apaixonado por mim, não sei bem por que decidiu fazer amor comigo".

As reações negativas foram imediatas. "Eu com certeza gostaria de não ter dito aquilo", disse Viall em uma entrevista em junho. "Aprendi a aceitar que eu disse o que disse, e também aprendi alguma coisa por tê-lo dito".

"Foi definitivamente um caso de efeito borboleta", ele disse. Viall não está orgulhoso daquele momento de franqueza, mas, se aquilo não tivesse acontecido, ele talvez não tivesse aparecido em três temporadas adicionais das franquias "Bachelor": a temporada de "Bachelorette" liderada por Kaitlyn Bristowe, "Bachelor in Paradise" e, por fim, como o solteiro em disputa em "The Bachelor".

Será que ele teria se tornado o astro de uma história de redenção, e um comentarista respeitado dos programas, primeiro dentro das séries e mais tarde em seu podcast, "The Viall Files"? "Ele é muito honesto, o que é algo que não se vê muito", disse sua amiga Rachel Lindsay, contrastando Viall a outros participantes no mundo de "The Bachelor". "As pessoas muitas vezes tentam se tornar personagens principais".

Viall disse que "não ser um sujeito sem noção" era motivo de orgulho para ele, e acrescentou que "não quero ser alvo de piadas. A boa notícia quanto a mim, do ponto de vista dos reality shows, é que não posso ser outra coisa que não eu mesmo". Se não fosse essa incapacidade de não ser ele mesmo, será que Viall estaria publicando "Don't Text Your Ex Happy Birthday", um livro de conselhos sobre namoros que sai no dia 4 de outubro?

Quando conversamos, em sua moderna casa em Los Angeles, Viall, 41, não expressou grandes arrependimentos, exceto pelo confronto com Dorfman. Um deles é que, nas chamadas de seu podcast, o nome Viall é pronunciado como se rimasse com "file", quando na verdade a pronúncia correta é vai-ÁL.

A casa de Viall está repleta de arte, e há peças que ele conhece bem mais do que outras. Ele escolheu pessoalmente muitas das obras modernas, mas quando perguntei sobre uma gravura reproduzida de um quadro de Gustav Klimt, Viall respondeu com um "ahn?" Em seguida surgiu a revelação de que as obras mais clássicas foram selecionadas por sua namorada, Natalie Joy, 24, modelo e técnica cirúrgica, que trabalha com um cirurgião especializado em plásticas de olhos.

Viall mora no bairro de Valley Village, onde muitos egressos de reality shows de televisão se estabeleceram, o que inclui diversos membros do elenco do reality show "Vanderpump Rules", da rede Bravo.

Outra de suas vizinhas é Lindsay, que fez parte do elenco de "The Bachelor" na temporada de Viall, antes de se tornar a primeira "Bachelorette" negra, e mais tarde repórter do programa "Extra". Lindsay foi uma das finalistas da temporada de Viall por causa da amizade entre os dois, ele disse, e porque ele estava tentando garantir que os quatro finalistas fossem um elenco convincente. "Na época em que eu era solteiro", disse Viall, "eu queria conhecer alguém, e também queria fazer um bom programa de TV".

Lindsay disse que o amigo a apoiou quando ela foi criticada por fãs após, entre outras coisas, uma entrevista que ela fez com Chris Harrison, o apresentador de "The Bachelor", na qual Harrison defendeu postagens racistas de um participante do programa no Instagram.

Harrison posteriormente deixou "The Bachelor". Viall ofereceu seu podcast a Lindsay para que ela pudesse falar sobre "algo que era muito importante para mim", ela disse, acrescentando que "muitas outras pessoas não estavam dando um espaço como aquele para mim, no mundo de 'Bachelor'". Outras, disse Lindsay, expressavam compreensão em particular, mas não estavam dispostas a fazê-lo publicamente por medo de prejudicar suas relações com a rede de televisão ABC, que veicula "The Bachelor", ou com o estúdio Warner Bros., que produz o programa.

Mas a persona de Viall não é totalmente benevolente. Ele é dotado tanto de uma franqueza quase autodestrutiva quanto da habilidade de saber como usá-la em seu benefício.

"Ele é um oportunista", disse Ben Higgins, que apareceu na temporada de Bristowe em "Bachelorette", antes de participar de "The Bachelor". "Garante que as pessoas saibam o que ele quer e o que ele está pensando. Não é uma coisa ruim. Ele está disposto a fazer coisas que outras pessoas talvez não fizessem, para garantir seu espaço".

Por um ano, depois de estrear no programa em 2014, Viall manteve seu emprego na Salesforce em Chicago, ainda que passasse a ser reconhecido nos bares da cidade. "Eu não era mais a mesma pessoa", disse Viall. "Você tenta administrar dois mundos em seu cérebro, de certa forma".

Foi por volta daquela época que a mídia social tornou possível aos ex- participantes do programa ganhar dinheiro com base em suas aparições em "The Bachelor", e Viall decidiu tirar vantagem disso.

Mas ele diz ter percebido que não era possível ganhar a vida com posts no Instagram. Viall disse que calculou que "eu definitivamente tenho uma janela para fazer algo de meu, e só preciso descobrir o quê".

Essa janela foi a oportunidade para seu podcast, "The Viall Files", que ele começou em 2019. "Tive a coragem de dizer o que realmente sentia sem me editar demais, o que seria meio chato", ele disse.

A confiança de Viall acabou por levá-lo a se oferecer para substituir Harrison no comando de "The Bachelor". Viall disse que, embora não tivesse esperança de conseguir o posto, ele se posicionou como uma combinação de apresentador e mentor compreensivo, capaz de estabelecer relacionamentos com os concorrentes: "Eu adoraria ser o intermediário entre o elenco e o público e criar conversações que estarão acontecendo de qualquer maneira, e das quais vocês não querem fazer parte", disse Viall a um executivo do programa.

O paradoxo de Viall –o fato de que aquilo que o tornou famoso o impede de deixar completamente o mundo do programa, mas também de chegar ao topo nele— está presente em seu livro. Ele foi apresentado à sua editora, Samantha Weiner, por Elon Gale, um antigo produtor de "The Bachelor" que agora produz "FBoy Island", uma série de encontros muito menos casta, para o serviço de streaming HBO Max.

Weiner disse que a ideia inicial de Viall era uma coleção de perguntas que seus seguidores lhe enviavam como parte da seção "Pergunte ao Nick", acompanhadas por suas respostas. Com a ajuda da consultora Rachel Wharton, eles decidiram tentar uma versão atualizada de "He's Just Not That Into You", com um formato baseado aproximadamente nas etapas de um relacionamento: encontrar a pessoa, decidir se você gosta dela, estabelecer e impor limites, ser honesto sobre se o relacionamento está funcionando, e sair da situação caso não esteja.

Viall é disléxico e estava preocupado com escrever um manuscrito do zero, e por isso desenvolveu em um processo de trabalho que permitisse que ele se sentisse mais confortável. Além das perguntas de seus seguidores, a equipe editorial da Abrams Books começou a propor a Viall questões românticas inventadas, diante de algumas das quais ele não se sentia totalmente à vontade.

Há capítulos no livro sobre os quais relutou, ele disse. "Estou falando de uma sensação como a de bisbilhotar as mensagens pessoais de alguém", afirmou.

É por isso, acrescentou, "que no livro eu não trato de coisas como técnicas para ser um sedutor infalível. Não é sobre isso que eu falo".

Embora Viall se sinta mais à vontade para transmitir insights colhidos da experiência pessoal —o melhor capítulo do livro é um relato de seus dois primeiros relacionamentos e de sua culpa pessoal por terem fracassado–, ele também trata daquilo que define como "o básico".

"Quando dou conselhos sobre como abordar alguém em público", ele disse, "imagino que alguns leitores reajam com um muxoxo. Mas posso dizer –depois de conversar com muita gente sobre namoros– que ainda fico chocado com a maneira pela qual as pessoas abordam os outros".

Ao longo de boa parte de sua entrevista ao The New York Times, Viall montou habilidosamente uma pizza complicada, que ele faz desde a época da universidade mas que agora inclui uma receita de molho de tomate que aprendeu com sua ex-noiva, Vanessa Grimaldi.

Quando o agente de imprensa de Viall expressou hesitação diante de minha proposta de entrevistar Viall em sua casa, mencionei outras casas de celebridades que eu tinha visitado para preparar artigos, entre as quais a de Ryan Reynolds.

Por acaso, logo antes de meu encontro com Viall, Reynolds foi o convidado do programa "My Next Guest Needs No Introduction", da Netflix, e fez uma pizza para David Letterman. Perguntei se a escolha de preparar a mesma coisa para mim tinha sido coincidência. "Assisti ao programa", disse Viall, observando que ele já tinha sido comparado a Reynolds. "Não sei se isso faz de mim um narcisista, mas acho que ele é realmente engraçado e talentoso".

De acordo com uma captura de tela de dados da Kast, o podcast de Viall registrou cerca de 5,1 milhões de downloads em março. O objetivo declarado dele é criar um entendimento comum, "porque parece que os gêneros estão se distanciando cada vez mais. Acho que é um produto da tecnologia e do mundo em que vivemos agora". Viall disse que acredita que tudo o que a Internet "faz é reforçar ideias".

À medida que o número de episódios por semana do podcast aumenta (ele começou com um por semana e disse que tinha acabado de realizar uma reunião para expandi-lo de três para quatro episódios semanais), Viall será forçado a ampliar sua visão e a deixar para trás o mundo do programa de TV que conhece tão bem, e a vida amorosa das pessoas que telefonam pedindo conselhos.

Recentemente, ele cobriu o julgamento do processo de Amber Heard e Johnny Depp e se viu tendo de lidar com material que tem boa repercussão mas sobre o qual ele não é especialista.

Os depoimentos dos profissionais que ele trouxe tiveram de ser atenuados na pós-produção. "Recebemos uma terapeuta que disse que não sentia empatia por pessoas que não fazem terapia", disse Viall. "E eu na hora pensei que teria de cortar aquilo". Ele também decidiu cortar declarações provocativas de um especialista em linguagem corporal fortemente hostil a Heard.

"Eu às vezes me preocupo com que cara esse material terá dentro de cinco anos", disse Viall. Ele mencionou Joe Rogan, que recebe convidados e diz que "eu só recebo pessoas e deixo que elas conversem". Segundo Viall, "isso é OK, até certo ponto, acho, mas você é responsável por quem participa de seu programa".

Comemos a pizza, que estava excelente, e Viall falou de sua turnê de divulgação de "Don't Text Your Ex Happy Birthday". A equipe dele quer que faça uma entrevista no programa "Live With Ryan and Kelly", mas ele está relutante. "Acho que Kelly Ripa não vai responder bem a um rapaz de ‘The Bachelor’ que escreveu um livro de conselhos que as mulheres leem", ele disse. "Por isso, não sei se devemos fazer o programa".

Ele explicou seu raciocínio com franqueza típica: "Da última vez que estive lá, ela foi muito dura", disse Viall. "Ela não foi, tipo, horrível. Mas certamente foi menos calorosa do que seria com, digamos, Ryan Reynolds".

Tradução de Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem