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Celebridades
Descrição de chapéu The New York Times

Kim Kardashian diz que poderia comer até cocô se isso a rejuvenescesse

Empresária lança linha de skin care com nove etapas de aplicação

Kim Kardashian

Kim Kardashian Chantal Anderson/The New York Times

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Rachel Strugatz
Calabasas (EUA)
The New York Times

"Estou sempre disposta a experimentar qualquer coisa", disse Kim Kardashian durante uma entrevista em seu enorme escritório em Calabasas, no mês passado. O imóvel abriga um estúdio fotográfico, um showroom, uma sala de vídeo, salas para empregados, o escritório pessoal de Kardashian, uma sala de preparação (onde ela se apronta para sessões fotográficas), uma sala de preparação para modelos (onde os modelos se preparam para fotos), uma sala de reuniões, um auditório, e mais. "Se você me dissesse que literalmente preciso comer cocô todo dia para parecer mais jovem, eu talvez tentasse. Talvez tentasse".

Por enquanto, excrementos não fazem parte dos ingredientes da nova linha de produtos para a pele de Kardashian. Mas vitamina C, ácido hialurônico, nicotinamida, ácidos glicólico e lático, manteiga de karité e esqualano estão entre os ingredientes mais tradicionais presentes na linha SKKN by Kim, que chega ao mercado este mês. Produtos para a pele são uma área nova para Kardashian, 41. (Antes, ela vendia fragrâncias e maquiagem, por meio da KKW Beauty e da KKW Fragrance, duas marcas que foram descontinuadas.) Os primeiros nove produtos de sua nova linha espelham os cuidados de Kardashian com sua pele, que são realmente extensos.

Por que a mulher que trouxe o conceito de maquiagem de contorno ao mundo prefere iniciar seu retorno ao ramo dos produtos de beleza com uma linha de produtos para a pele, e não uma linha de maquiagem? Simples: Kardashian deseja exibir o tom e a textura de sua pele. De perto, é realmente notável –brilhante, hidratada e lisa.

"Eu queria me manter fiel a exatamente aquilo que uso, mesmo que todo mundo diga que meu sistema é um exagero", disse Kardashian, que estava vestindo um abrigo negro Balenciaga e chinelos de piscina Yeezy, e parecia completamente produzida –maquiagem pronta para as câmeras e cabelos loiros platinados se estendendo até a cintura.

A despeito de ter chegado com atraso ao regime de tratamento de pele com um zilhão de etapas proposto pelas marcas coreanas de produtos para a pele, Kardashian está divulgando uma rotina extensa. Seu sistema de nove etapas "pode parecer assustador para algumas pessoas", ela disse. "Por isso estou aqui, para explicar passo a passo e ressaltar que todos esses passos são necessários". Se o usuário precisa eliminar alguma etapa, a única viável são os esfoliantes (há dois deles), que, a depender da pele da pessoa, não precisam ser usados todos os dias.

Os produtos SKKN são consideravelmente mais caros que a maioria dos produtos para a pele, quer criados por celebridades, quer não. Um soro de ácido hialurônico e um óleo noturno custam US$ 90 e US$ 95, cerca de R$ 430 e R$ 460, respectivamente). Coletivamente, os nove produtos –limpador, tonificador, esfoliante, soro de ácido hialurânico, soro de vitamina C, creme facial, creme para os olhos, óleo em gotas e óleo noturno— têm custo total de US$ 630 (cerca de R$ 3.000. É um preço que pode estar fora do alcance de muitos dos compradores potenciais de Kardashian e de muitos de seus 313 milhões de seguidores no Instagram. (Todos os produtos são vendidos com refil, e os tubos de reposição custam cerca de 15% menos que a embalagem original).

Kardashian não parece terrivelmente preocupada com a possibilidade de que as pessoas não tenham como bancar o preço de sua linha de produtos para a pele.

"É definitivamente um produto de prestígio e, a fim de obter o tipo de ingrediente que não posso dispensar, o preço se tornou uma necessidade", ela disse. "Os produtos que eu estava usando e tinham resultados comparáveis eram muito mais caros, não que eu deseje fazer comparações. Tentei conseguir a melhor qualidade pelo melhor preço que pudéssemos, especialmente para o soro de Vitamina C".

O escritório de Kardashian, bem abastecido de amostras de produtos de beleza, é caótico. Quase todos os espaços estão recobertos de produtos e protótipos de embalagens. A cena bagunçada contrasta com o restante do seu espaço de trabalho de múltiplos pavimentos, que é muito ordeiro. Ela mostrou alguns dos produtos que tem planejados, como maquiagens, perfumes, acessórios para banho e produtos para a casa ("um estilo de vida", ela disse). Tudo tem um "efeito pedra", e as garrafas, frascos e outros receptáculos adotam um esquema de cores neutro, exatamente como o dos produtos Skims, a linha de "shapewear" [modeladores] de Kardashian.

"NÃO É SÓ PARTE DO MEU TRABALHO, É QUEM EU SOU"

A aparência de Kardashian já causa fascínio há décadas, com foco em seu físico. As perpétuas flutuações e evolução de seu peso, proporções dramáticas, traseiro, cintura, lábios, malares, cabelo e maquiagem são essenciais para manter a audiência engajada.

"Muita gente tenta fingir que não se incomoda com a própria aparência", ela disse. "Eu não ajo como se a minha aparência fosse um resultado fácil ou um dom natural. Não há como acordar e vestir qualquer coisa. Quando você acorda, precisa usar seus ingredientes. Faciais PRP, faciais de células-tronco, lasers –tudo requer trabalho".

O negócio de Kardashian depende inteiramente de sua imagem, e ela a leva a sério. Seu patrimônio líquido é estimado em mais de US$ 1 bilhão (R$ 4,8 bi), e a base de tudo isso é seu corpo. Seu rosto. Seu look. Tudo mais é uma extensão disso. Sua aparência física e sua disposição de manipulá-la são sua carreira, quer se trate de arranjar um jeito de caber em um vestido, quer de passar 18 horas para tingir o cabelo de loiro platinado.

Kardashian há anos é tema de notícias por suas experiências com tratamentos de beleza extremos. Alguém se lembra de quando ela postou um selfie de seu rosto ensanguentado depois de passar por um "facial vampiro"?

Kardashian muitas vezes leva crédito por mudar os padrões modernos de beleza, e isso não aconteceu por conta de sua fidelidade a um creme ou soro específico. Ela não é dermatologista ou esteticista. Por que, então, alguém deveria levar a sério sua linha de produtos para a pele?

"Acho que pela credibilidade de saber que eu procurei os melhores conselhos que pude e as melhores formulações, vindas de algumas das pessoas por quem eu tenho mais respeito", disse Kardashian. No caso da Skims, ela disse, seu objetivo era encontrar soluções de "shapewear" que sentia estarem faltando no mercado. Para sua linha de produtos de pele, ela saiu em busca de soluções para problemas de pele cotidianos.

Ao longo dos anos, Kardashian disse, ela experimentou praticamente todos os produtos de tratamento de pele de alto custo –o que serviu como um estágio de pesquisa e desenvolvimento para a criação da SKKN. A fim de desenvolver suas fórmulas, ela trabalhou com Joanna Czech, esteticista e especialista em tratamentos faciais de celebridades, e responsável por uma linha de produtos de pele que leva seu nome.

Czech, que tem 35 anos de experiência, assessorou Kardashian quanto ao seu vocabulário de tratamentos para a pele (elas não usam a expressão "combater o envelhecimento"); ensinou a ela sobre os tamanhos das diferentes moléculas e as versões da vitamina C; e ajudou a reformular produtos de forma a que respeitassem os regulamentos da União Europeia quanto a produtos para a pele.

"Não fizemos três testes de um produto –fizemos 23", disse Czech, apontando que encontrar a consistência ideal para cada soro, especialmente os óleos, é um grande desafio. Czech, que disse que os produtos tinham sido "criados do zero", acrescentou que "as pessoas não esperam mais de uma celebridade do que um produto de azeite de oliva".

A maior parte das marcas de celebridades envolvem pouco mais do que o empréstimo de um rosto bonito para lançar um produto e promovê-lo online, o que torna as coisas ainda mais difíceis para as poucas celebridades que têm envolvimento real com suas empresas. Kylie Jenner lançou a a Kylie Skin em 2019, como extensão de sua marca Kylie Cosmetics, e foi atacada online depois que pareceu estar usando base em um vídeo no qual promovia seu produto de limpeza de pele. No mesmo ano, Kendall Jenner se tornou embaixadora de marca da Proactiv e também enfrentou reações negativas, porque a parceria foi percebida como "não autêntica".

Mas Kardashian não se deixa abalar pelas percepções do público quanto a celebridades e influenciadores. Considere o que ela fez no caso da Skims, uma gigante do "shapewear" que, em janeiro, tinha valor de mercado de espantosos US$ 3,2 bilhões, cerca de R$ 15,4 bi.

Kardashian tem ambições semelhantes para a SKKN. "As pessoas podem ter presumido, no começo, que a Skims era uma marca de roupas de celebridade, claro", ela disse. "Entendo isso, mas assim que elas conheceram o produto, acho que perceberam que a base da marca era o produto. Eu tive acesso a produtos para a pele e coisas desse tipo, e aprendi muita coisa ao longo do caminho. É como se eu estivesse compartilhando com as pessoas as soluções que descobri, exatamente o que fiz com a Skims".

"O MELHOR BRILHO DE SUA VIDA"

SKKN by Kim é a empreitada mais ambiciosa de Kardashian no ramo da beleza, mas está longe de ser a primeira. Suas linhas anteriores de produtos de beleza eram díspares, e nem todas tiveram sucesso. Houve a KKW Fragrance, uma linha de perfumes kitsch, inspirados por emojis; e a KKW Beauty, uma coleção de maquiagem.

Ela fechou as duas marcas, a KKW Fragrance em abril e a KKW Beauty no terceiro trimestre de 2021. O conglomerado francês de produtos de beleza Coty, que era acionista minoritário da KKW Beauty, ajudará a expandir a SKKN by Kim internacionalmente, e será um recurso para assuntos como embalagens, de acordo com Kardashian.

Vanessa Reggiardo, gerente geral da marca SKKN na Coty, disse que a linha havia sido testada extensamente por consumidores e que tinha sido "formulada para cuidar de todos os tipos, texturas e tons de pele, em todos os estágios de maturidade, tanto para homens quanto para mulheres".

Kardashian planeja consolidar e no futuro relançar seus demais produtos de beleza e de estilo de vida sob a marca SKKN by Kim. Um novo site, skknbykim.com., será o único lugar que venderá a nova linha de produtos para a pele, inicialmente. No ano que vem, a SKKN by Kim estará disponível em uma grande rede de varejo de produtos de beleza, ela disse. (Os detalhes ainda estão sendo concluídos.)

Por enquanto, os potenciais compradores terão de depender de conteúdo e tutoriais online antes de pedir o óleo facial de US$ 95 (R$ 460), que, mesmo quando misturado a creme facial, vai dar a qualquer rosto "o melhor brilho de sua vida", disse Kardashian. E ela quer provar essa afirmação.

Depois de vasculhar amostras de produtos da SKKN, Kardashian foi ao banheiro para lavar o rosto e remover a maquiagem de uma sessão de fotos anterior. Ela prendeu seus cabelos imensamente longos com uma grande presilha plástica e executou uma versão abreviada de sua rotina noturna de cuidado com a pele. Limpou o o rosto, fez esfoliação, e aplicou uma mistura de creme facial e óleo de brilho.

"Sempre desço até o peito, massageio os mamilos –sempre desço até os mamilos", disse Kardashian, massageando o pescoço, decote e a metade superior dos seios com a emulsão. Com certeza isso vai inspirar um dilúvio de tutoriais no TikTok, com influenciadores levando seu regime de tratamento de pele "até os mamilos", como Kardashian faz. Será que exercer tanta influência tem algo de negativo?

Perguntada sobre a controvérsia quanto à perda significativa de peso que teve de conseguir para caber em seu vestido do Met Gala, o mesmo usado por Marilyn Monroe em 1962 ao cantar "Feliz Aniversário" para o presidente John Kennedy, Kardashian respondeu que "para mim, bastou pensar que Christian Bale faz a mesma coisa para um papel no cinema e todo mundo considera aceitável. Renée Zellweger teve de ganhar peso para um papel. Para mim, dá tudo na mesma. Eu não estava propondo que outras pessoas repetissem o que eu estava fazendo para perder tanto peso em um prazo muito curto".

Em sua mente, o que importava era a determinação, como no caso de um boxeador que batalha para chegar ao peso necessário para uma luta. Ela perdeu mais de sete quilos em um mês, recorrendo a dieta, uma roupa que a fazia suar, e duas sessões diárias de corrida. "Não fiz nada que não fosse saudável", ela disse.

E se ela não tivesse conseguido perder o peso e não coubesse no vestido do baile do Met? "Eu simplesmente poderia não ir, e não faria diferença", ela disse. "Mas para mim atingir aquela meta era importante".

Foi apenas uma cena no papel que Kardashian desempenha a vida inteira –o papel de si mesma. E se existe alguma coisa que Kardashian mostrou aos seus seguidores ao longo dos anos é que ela jamais desiste de atingir seus objetivos.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

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