Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Arnold Schwarzenegger pede paz e dá recado a Putin: 'Você pode parar a guerra'

Ator define protestantes russos como seus 'novos heróis'

Arnold Schwarzenegger - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, 74, fez um apelo pelo fim da guerra na Ucrânia em vídeo publicado em suas redes sociais. Ele também mandou um recado claro ao presidente russo Vladimir Putin: "Você começou esta guerra. Você está liderando esta guerra. Você pode parar esta guerra".

O ator inicia seu relato se referindo aos "queridos amigos russos e soldados russos que servem na Ucrânia". De acordo com ele, "há coisas que estão acontecendo no mundo que foram escondidas de vocês, coisas terríveis que vocês deveriam saber".

Na sequência, Schwarzenegger afirma que os ataques são ilegais e que mais de 140 países já repudiaram os atos. Também lembrou que há uma crise de refugiados que alarma o mundo atualmente e que prejudica milhares de pessoas.

"A destruição das bombas russas indignou tanto o mundo que as mais fortes sanções econômicas globais já tomadas foram impostas ao país de vocês. Esta não é a guerra para defender a Rússia como aquela em que seus avôs ou seu bisavôs lutaram. Esta é uma guerra ilegal", emendou.

O ator lembrou do pai que foi ferido numa guerra e que isso acarretou em danos para o resto de sua vida. "Dor de uma fratura nas costas, dor dos estilhaços que sempre o lembravam daqueles anos terríveis e dor da culpa que ele sentia."

Assim, mandou um recado aos soldados russos. "Aos soldados russos que ouvem esta transmissão: vocês sabem muito da verdade que estou falando. Vocês viram com seus próprios olhos. Eu não quero que vocês sejam quebrados como meu pai foi", disse.

O ator repudiou os ataques sobretudo em escolas, casas e hospitais e lembrou que muitos russos têm ligações profundas com ucranianos e que, assim, cada bala atirada pode atingir um irmão.

Ao final da declaração, Arnold se voltou aos russos que estão contra a guerra e protestando no país. "O mundo viu sua coragem. Sabemos que vocês sofreram as consequências de sua coragem. Vocês foram presos, vocês foram colocados na cadeia e foram espancados. Vocês são meus novos heróis", finalizou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem