Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Alec Baldwin apontava para a câmera quando arma disparou, segundo depoimento

Diretor Joel Souza afirmou que ouviu um 'estouro alto' e que Halyna Hutchins reclamou de dor

Alec Baldwin apaga foto em que aparece com mancha de sangue no set de 'Rust' após morte de diretora de fotografia Halyna Hutchins - Instagram/alecbaldwininsta
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisa Richwine
Santa Fe
Reuters

Alec Baldwin, 63, estava apontando o revólver para uma câmera durante um ensaio no set de filmagem do filme "Rust" quando a arma disparou e atingiu a diretora de fotografia Halyna Hutchins no peito, de acordo com uma declaração juramentada divulgada neste domingo (24).

O depoimento forneceu detalhes adicionais do disparo acidental de quinta-feira que matou Hutchins aos 42 anos e feriu o diretor Joel Souza. Baldwin havia recebido a arma cenográfica e sido informado de que estava descarregada, disseram autoridades de Santa Fé em documentos judiciais.

"Joel afirmou que puseram Alec sentado em um banco de uma igreja cenográfica, e ele estava treinando um saque cruzado. Joel disse que estava olhando por cima do ombro de (Hutchins) quando ouviu o que pareceu um estalo e depois um estouro alto", informou a declaração.

"Joel depois se lembrou vagamente de (Hutchins) se queixando de dor no estômago e apertando o tronco. Joel também disse que (Hutchins) começou a tropeçar para trás e que foi ajudada a se deitar".

Hutchins disse que não conseguia sentir as pernas, disse Reid Russel, um operador de câmera que estava perto dela no momento do disparo, às autoridades.

Transtornado, Baldwin foi fotografado no sábado (23) diante de um hotel de Santa Fé abraçando e conversando com Matt Hutchins, marido de Halyna Hutchins, e o filho de 9 anos do casal.

ENTENDA O CASO

Um tiro disparado no set de filmagens do filme "Rust", estrelado por Alec Baldwin, deixou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, morta e o diretor Joel Souza, 48, ferido, no Bonanza Creek Ranch, em Santa Fé, Novo México, nos Estados Unidos, no dia 21 de outubro.

O próprio ator disparou a arma cenográfica, que deveria estar com festim, não com munição de verdade. "Estamos tentando determinar agora como e que tipo de projétil foi usado na arma de fogo", disse Juan Rios, porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé.

Baldwin foi interrogado e estava chorando, segundo o Santa Fe New Mexican, mas ninguém foi preso pelo acidente. Segundo apuração, a arma foi entregue ao ator pelo diretor assistente Dave Halls, que não sabia que ela tinha munição de verdade e confirmou isso no set gritando "arma fria".

Mas, segundo o sindicato de Hollywood, a arma continha munição real. "Uma munição verdadeira foi acidentalmente disparada no set pelo ator principal, atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins, integrante da Local 600, e o diretor Joel Souza", disse uma filial local do sindicato IATSE (Aliança Internacional de Funcionários de Palco Teatral, na sigla em inglês).

Horas antes do disparo, um grupo de operadores de câmeras deixou o set de "Rust" em uma praia próxima à cidade de Santa Fé em protesto às condições de trabalho. Baixo orçamento, longas viagens e jornadas de trabalho foram algumas das reclamações, segundo o jornal Los Angeles Times.

Em suas redes sociais, Alec Baldwin falou sobre o choque e tristeza causados pelo acidente, e disse estar em contato com a família da colega. "Eu estou cooperando com a investigação policial para descobrir como essa tragédia aconteceu", escreveu.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem