Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Coronavírus

Família volta atrás e diz que sambista Nelson Sargento não está intubado

Artista está internado em estado grave com Covid

Nelson Sargento - Marcus Leoni -23.nov.2018/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com Covid, o sambista Nelson Sargento, 96, está internado em um hospital no Rio. Ele foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no último sábado (22), após apresentar piora do padrão ventilatório e hipertensão.

Diferentemente do comunicado divulgado nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (26) pela família, o sambista não está intubado. Boletim médico divulgado nesta tarde informa que Sargento está respirando com auxílio de máscara de oxigênio.

A família de Sargento também pede privacidade e orações "nesse momento difícil". O sambista foi hospitalizado na sexta (21) em uma unidade do Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Rio.


A escolha do hospital, de acordo com a assessoria de imprensa, foi uma medida de prevenção adotada pelos médicos por causa do histórico de Sargento, que teve um câncer de próstata anos atrás. Sargento recebeu a primeira dose da vacina Coronavac contra a Covid no dia 31 de janeiro, e a segunda dose em fevereiro.

Em comunicado, a assessoria do Inca informou que "Nelson Matos está em estado grave e inspira cuidados na Unidade de Terapia Intensiva. O paciente foi transferido para a UTI no último sábado (22), apresentando piora do padrão ventilatório e hipertensão, assim respirando com auxílio de máscara de oxigênio."

"O Instituto ainda esclarece que o paciente foi internado no último dia 20, com quadro de desidratação, anorexia e significativa queda do estado geral. Ao chegar na unidade, foi realizado o teste de covid-19, que apontou positivo", continuou o comunicado.

Herdeiro da geração de Cartola (1908-80) e Carlos Cachaça (1902-99), Nelson Sargento é o autor de "Cântico à Natureza" (1955), considerado um dos maiores sambas-enredo da Mangueira. "Falso Moralista", "Berço de Bamba", "Falso Amor Sincero" e "Agoniza Mas Não Morre" são outros sambas marcantes de Sargento.

Também artista plástico, Sargento começou pintando paredes. “Tinhas umas tábuas ali, pintei algum desenho nelas, não me lembro qual, e gostaram", afirmou ele quando foi homenageado no Rock in Rio, em 2019.

Na ocasião, o festival apresentou uma mostra de 14 de seus quadros, que trazem motivos carnavalescos e barracos da Mangueira, o morro onde foi morar aos dez anos de idade. O sambista também se apresentou no evento com a roda de samba Festa da Raça.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem