Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Coronavírus

Aos 90 anos, Lima Duarte é vacinado contra a Covid-19: 'A ciência venceu'

Em dezembro, o ator fez vídeo para homenagear colegas que estavam com a doença

Lima Duarte recebe vacina contra a Covid-19
Lima Duarte recebe vacina contra a Covid-19 - Instagram/@__limaduarteoficial
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lima Duarte, 90, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (5) em Indaiatuba (interior de São Paulo), onde está isolado em seu sítio. O ator fez questão de compartilhar o momento em suas redes sociais.

"Enfim, vacinado!", escreveu. "Tantas coisas eu passei ao longo dos meus quase 91 anos. Batalhas pessoais e profissionais, período de ditadura e repressão, e o mais recente: o isolamento e a luta pela vida diante de um inimigo invisível aos nossos olhos."

"Uma pandemia que nos trouxe a incerteza do que aconteceria nos próximos dias e meses", continuou. "Mas a ciência venceu! Estamos tendo a oportunidade de ter a esperança de um recomeço e de dias melhores. E que essa esperança possa ser para todos!"

Em dezembro, Lima Duarte fez um vídeo para homenagear colegas que estavam com a doença, entre os quais os atores Eduardo Galvão e Nicette Bruno. Ambos acabaram morrendo da doença. "Quando o vírus anda por aí no ar, é assustador. Mas quando ele chega perto, quando ele chega no nosso coração, ele fica mais terrível ainda", disse, no vídeo.

Até quinta-feira (4), o Brasil já havia aplicado a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 3.043.034 pessoas. A informação é do consórcio formado pelos veículos Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1, na última atualização sobre a vacinação contra a Covid-19 em 20 estados, além do Distrito Federal. O total representa 1,89% da população acima de 18 anos no Brasil.

O consórcio foi formado em junho de 2020 em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19. Os veículos decidiram, então, formar uma parceria e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.​​​

Por enquanto, as vacinas disponíveis no Brasil são a Coronavac, vacina do Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, e o imunizante da Fiocruz, desenvolvido pela parceria entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca.​

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem