Celebridades

Ivete Sangalo e o marido Daniel Cady criam abelhas sem ferrão na Bahia

Casal construiu um meliponário com 50 colmeias em casa de praia da família

Ivete Sangalo e Daniel Cady no meliponário na casa de praia da família.
Ivete Sangalo e Daniel Cady no meliponário na casa de praia da família. - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma área de Mata Atlântica, na Praia do Forte, que fica na cidade de Mata de São João, região metropolitana de Salvador, a cantora Ivete Sangalo e o marido, o nutricionista Daniel Cady, passam a maior parte do tempo desde o início da pandemia de Covid-19. É lá que a família Sangalo criou um meliponário para criar uma espécie de abelhas que não têm ferrão, e que logicamente ficaram famosas depois de aparecer num vídeo com a cantora.

Na Bahia, tem sido muito comum as pessoas criarem as chamadas Uruçu Nordestina em casa para fazer mel artesanal, que virou um produto valorizado. Na casa de praia de Ivete e Cady, as abelhas viraram os novos membros da família, e ganharam até um cantinho especial.

“Isso é um canto que é muito inspirador, poxa, pegar o violão, estar aqui com as crianças, cantando, isso é uma forma de agradecer e a sensação do privilégio vem imediatamente”, disse Ivete em entrevista ao Fantástico deste domingo (31).

A relação de Daniel Cady com as abelhas, na verdade, é antiga. Ele conviveu com o avô e o tio, que eram amantes dos animais. O espaço onde o casal cuida das uruçus é cercado de reservas naturais.

As abelhas trabalham nas colônias instaladas em caixinhas, que ficam embaixo de uma castanheira. A construção do meliponário começou em maio do ano passado, com uma colônia que Daniel ganhou de um colega. Poucos meses depois, ele já tinha feito dois cursos e hoje o casal cuida de 50 colmeias.

Daniel Cady e Ivete Sangalo revelaram que as abelhas são mais uma opção de lazer para o filho Marcelo e as filhas gêmeas Helena e Marina. “Minhas filhas costumam me acompanhar nesse processo. É a parte que elas mais gostam que é colher o mel para fazer molho, fazer qualquer receita que seja. Se fosse abelha com ferrão ninguém estaria aqui agora”, contou Cady.

O casal ainda ensinou a fazer uma receita de molho de mostarda com mel, para temperar saladas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem