Celebridades

Fátima Bernardes passa bem após cirurgia para retirar câncer no útero

Bia Bonemer, filha da apresentadora, publicou declaração para a mãe no Instagram

A apresentadora Fátima Bernardes
A apresentadora Fátima Bernardes - Artur Meninea/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fátima Bernardes, 58, foi submetida a uma cirurgia neste domingo (6) para retirar câncer no útero. A informação é do Fantástico (Globo). Poliana Abritta informou que a apresentadora do Encontro tinha um câncer de endométrio (corpo do útero) e que passa bem após a intervenção cirúrgica.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o tipo mais comum de câncer no útero se origina no endométrio (revestimento interno do útero) e é chamado de câncer de endométrio. O sarcoma uterino é uma forma menos comum de câncer uterino que se origina na musculatura e no tecido de sustentação do órgão. O câncer uterino, ainda segundo o instituto, pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em mulheres que já se encontram na menopausa.

Após anunciar, nesta quarta-feira (2), que recebeu diagnóstico de câncer de útero em estágio inicial, Fátima Bernardes havia compartilhado nas redes sociais que passaria por cirurgia, e que por isso ficaria afastada por alguns dias do trabalho. Ela foi substituída por Patrícia Poeta.

Neste domingo (6), Bia Bonemer, filha da apresentadora, publicou uma emocionante declaração para mãe no Instagram. "Desde que recebi a notícia, há apenas quatro dias, eu não tive medo. Não tive porque em nenhum momento eu cheguei perto de duvidar de que tudo daria certo. Talvez porque sua coragem e segurança são tão fortes que podemos sentir de longe. Ou também porque, assim como na história, você bate de frente com o medo, enxergando-o como um desafio", diz um trecho da mensagem.

"E é isso que vai ser: mais um desafio que você vai encarar com força e maestria. Tenho certeza de que daqui a pouco isso vai estar no passado e que terá sido mais uma etapa vencida", escreveu Bia. O texto acompanha uma foto de Fátima segurando algumas bexigas.

Após a notícia de que Fátima Bernardes estava com câncer de útero, uma rede de amor começou a se formar para mandar muitas energias boas para a apresentadora. O namorado dela, Túlio Gadêlha, foi um dos primeiros. "Estamos juntos nessa, meu amor", escreveu nas redes sociais.

Fernanda Gentil e Ana Furtado, que já substituíram Fátima durante as férias dela, também mandaram boas energias. "Estamos muito muito muito do seu lado, você nem imagina o quanto", disse a primeira. "Vai dar tudo certo a vitória já é sua!", escreveu a segunda, que passou por tratamento para câncer de mama recentemente.

Regina Casé foi outra que foi carinhosa com a apresentadora. "Querida, sei que você teceu uma rede de amor poderosa que vai cuidar de você com todo carinho, mas saiba que estamos aqui para tudo que possamos ajudar", disse. Angélica escreveu: "Vai dar tudo certo, querida Fátima Bernardes". Já Tatá Werneck comentou: "Te amamos e tudo vai dar certo!".

ANA MARIA BRAGA

Fátima não é a única apresentadora das manhãs da Globo a enfrentar um câncer. No final de janeiro deste ano, Ana Maria Braga afirmou que recebeu novamente o diagnóstico de câncer de pulmão –a apresentadora já enfrentou a doença outras três vezes, sendo uma delas na mesma região do corpo. Na época, ela disse que já sabia da doença há algumas semanas, e ficaria afastada do Mais Você.

Em dezembro de 2015, Ana Maria Braga também revelou durante o Mais Você que estava tratando um câncer no pulmão. Ela prcisou passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor em seu pulmão esquerdo.

Antes disso, Ana Maria enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer detectado na virilha e no reto. "Tinha hora em que eu ligava o chuveiro, deitava embaixo e chorava muito", contou em uma entrevista à Folha, em 2016.

"É natural que isso aconteça. Mas você tem que acreditar de verdade. Eu dizia 'vou aguentar'. Nunca imaginei que a doença seria maior do que eu", contou. "Eu fumei por tanto tempo, é previsível. Foi minha culpa. Quer dizer, não é questão de culpa, é vício. Sou viciada em nicotina, como um drogado ou um alcoólatra".

A apresentadora também afirmou na época que a radioterapia havia sido "arrasadora", mas que se sentiu "sortuda" por ter acesso "ao que há de melhor na medicina".

No final de abril, Ana Maria Braga anunciou, justamente durante participação no Encontro, que estava curada. "Sumiu tudo", disse, após fazer um PET scan, exame de imagem que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas radioativas no organismo.

"Fui fazer os exames para saber em que pé tava, se tinha dado certo. Ontem, quando terminei o PET scan, o pessoal que participou do exame de imagem, saiu aplaudindo. Comparando meu exame da primeira vez para ontem, sumiu tudo", disse. “Tem um período que eu continuo a fazer tratamento para garantir que as células foram embora, e partir para a comemoração da vida, que é o mais importante”

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem