Celebridades

No Dia do Surdo, Regina Casé fala sobre perda de audição da filha, Benedita

As duas gravaram um vídeo abordando o tema e também alertando contra o capacitismo

Regina Casé fala sobre surdez da filha, Benedita - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Regina Casé, 66, aproveitou que neste sábado (26) é comemorado no Brasil o Dia do Surdo para divulgar em suas redes sociais um vídeo informativo e bem-humorado sobre o tema. Ao lado da filha, Benedita Zerbini, 31, a atriz conta que a jovem "tem uma perda auditiva severa. Ela praticamente só escuta os graves".

Regina explica que Benedita teve a perda auditiva quando era bebê "por causa de uma dose cavalar de antibióticos ototóxicos", medicamentos que podem prejudicar a audição como um dos possíveis efeitos colaterais de seu uso. "Desde lá eu vi que as pessoas têm muita dificuldade de se comunicar, ficam agoniadas quando percebem que ela não escuta ou que ela usa aparelho", disse a atriz.

Benedita complementa a fala da mãe, alertando que dentro da surdez há uma diversidade enorme. "Tem gente que usa implante coclear, outros língua dos sinais. E tem gente, que, como eu, usa aparelhos". Por meio de exemplos práticos feitos ao lado de Regina, a cineasta explicou comportamentos inadequados que muitas pessoas têm diante de um deficiente auditivo, como gritar ou falar de costas para eles.

A atriz finaliza o vídeo falando uma das frases que ouvia referente à deficiência da filha, quando Benedita estava crescendo: "Ela é tão linda. Ninguém diz que é surda". Regina pediu, então, que as pessoas se informassem sobre capacitismo, que é a discriminação contra deficientes. "Daqui pra frente, procure ser anticapacitista. Ela é linda e é surda", concluiu, abraçando a filha.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem