Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Giovanna Ewbank grava vídeo com enfermeira após ser acusada de erotização da profissão

Atriz foi criticada por brincadeira em vídeo com Ingrid Guimarães

Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães com fantasias de enfermeiras
Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães com fantasias de enfermeiras - Reprodução/ YouTube
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, 32, decidiu não ignorar as críticas que recebeu, nos últimos dias, por supostamente erotizar a profissão de enfermeira e decidiu gravar um vídeo com presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Renata Pietro. “Abriu minha cabeça de uma maneira muito esclarecedora”, afirmou. 

A polêmica envolvendo Ewbank teve início na semana passada, quando ela entrevistou a atriz Ingrid Guimarães, 46, para seu canal no YouTube. Na ocasião, as duas apareceram com fantasias eróticas de enfermeiras para falar sobre vibradores e sobre o filme “De Pernas Pro Ar 3”, que tem Guimarães como protagonista. 

A brincadeira, no entanto, não foi bem vista por algumas enfermeiras que apontaram o vídeo como uma forma de erotizar a profissão. Em uma carta aberta às duas atrizes, Pietro afirmou que a categoria é “estigmatizada por uma forte carga sexual, que não tem qualquer relação com as nossas atribuições diária”. 

“Abordagens como essa são um empecilho para a nossa luta em busca de reconhecimento. Nos deparar com uma referência dessas à profissão mostra que ainda temos um longo caminho a ser percorrido, no sentido de quebrar paradigmas e mudar uma cultura há décadas arraigada em nossa sociedade”, afirmou a enfermeira na carta. 

Após a divulgação da carta, Ewbank resolveu abrir seu canal para Pietro. “Eu recebi uma carta aberta dessa mulher, Renata Pietro, explicando varias questões importantíssimas sobre a erotização da profissional de enfermagem e que me fez abrir a cabeça de uma maneira muito esclarecedora”, afirmou a atriz em seu Instagram. 

A entrevista com a enfermeira ainda não foi divulgada, mas em suas redes sociais Ewbank agradeceu à enfermeira: “Te agradeço porque a carta abriu o diálogo. Não foi nem um pouco agressiva, e hoje fiz questão de trazer essa mulher para bater um papo pra falar sobre essas questões. Então logo logo vai ter no canal”, afirmou. 

Carta aberta a Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães: 

Olá, Giovanna e Ingrid.

Sou Renata Pietro, enfermeira, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Acabei de assistir ao vídeo no qual vocês estão fantasiadas de enfermeiras e discutindo, entre outros assuntos, artigos eróticos. Tenho mais de 20 anos de profissão e desde que comecei meus estudos, e mesmo antes deles, a minha profissão, a enfermagem, é estigmatizada por uma forte carga sexual, que não tem qualquer relação com as nossas atribuições diárias.

Abordagens como essa são um empecilho para a nossa luta em busca de reconhecimento. Estamos a 15 dias do início do mês da Enfermagem, um período em que o Coren-SP desenvolve campanhas de valorização da categoria, inclusive com a participação voluntária de muitos artistas e influenciadores, e nos deparar com uma referência dessas à profissão mostra que ainda temos um longo caminho a ser percorrido, no sentido de quebrar  paradigmas e mudar uma cultura há décadas arraigada em nossa sociedade.

Felizmente há iniciativas nacionais e internacionais que vieram para mostrar que não estamos sozinhas. A campanha “Nursing Now”, idealizada pela Organização Mundial da Saúde, traz a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e a atriz Emilia Clarke (de “Game of Thrones”), como suas embaixadoras. É um alento e uma grande motivação saber, enquanto profissional de enfermagem, que não estamos remando sozinhos. E esta mensagem é para chamar vocês, grandes atrizes e mulheres brasileiras, a compartilharem conosco essa jornada, pelo empoderamento feminino e pela sororidade.

A enfermagem é a categoria da saúde que passa 24 horas por dia ao lado dos pacientes. Atuamos em todas as fases da vida das pessoas, desde o nascimento, passando pelos cuidados preventivos, paliativos, até os momentos mais difíceis. Trabalhamos com indivíduos de todos os gêneros, idades e classes sociais, na saúde pública ou privada.

No país, a enfermagem corresponde a 80% da força de trabalho da área da saúde. E no estado de São Paulo, sou uma em um universo de cerca de 450 mil mulheres que integram a profissão. Nós, mulheres, correspondemos a cerca de 86% de todos os profissionais de enfermagem do estado.

No vídeo de vocês, o uso de termos como “vestida desse jeito” e “ela não só veio vestida de enfermeira como também trouxe brinquedos” reduz a profissão a uma mera fantasia sexual. A enfermagem é uma profissão que depreende anos de estudo e aperfeiçoamento. Sua classificação fantasiosa é apenas mais um exemplo de um machismo estrutural que reduz o trabalho feminino a questões sexuais. Não são poucos também, por exemplo, os casos de feminicídio praticados contra profissionais de enfermagem, o que só demonstra o tamanho da luta que temos para além de nossa rotina de trabalho.

Em uma breve busca de imagens no Google, vocês podem ver que o resultado para “enfermeira” é bem diferente do para “enfermeiro”. Precisamos mudar a visão de que mulheres profissionais de enfermagem (que também são auxiliares e técnicas, além de enfermeiras), assim como secretárias, professoras e outras, sempre sejam lembradas com uma carga erótica que não condiz com o seu real trabalho. Imagino que vocês também se sentiriam incomodadas e pouco representadas com qualquer imagem que pudesse distorcer a profissão de vocês. Como figuras públicas, formadoras de opinião e principalmente, mulheres, peço que não se refiram mais a qualquer trabalhadora como um fetiche.

Vamos, juntas, permanecer em ação para que a força de trabalho feminina não seja restringida ao erotismo. Vamos, juntas, lutar cada vez mais pela valorização da mulher.

Um abraço,

Renata

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem