Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Após criticar racismo, Bruno Gagliasso tem posts antigos divulgados e responde

Mensagens dele foram apontadas como homofóbicas e machistas

Bruno Gagliasso em evento em São Paulo
Bruno Gagliasso em evento em São Paulo - Bruno Poletti - 15.dez.15/ Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Bruno Gagliasso, 36, virou alvo de internautas, nesta quinta-feira (5), após a circulação de posts antigos em que fazia piadas de teor homofóbico. Muitos apontaram a contradição entre as mensagens, datadas de 2009, e sua posição dos últimos dias, pedindo boicote ao youtuber Júlio Cocielo, acusado de racismo nas redes sociais

No Natal daquele ano, o ator escreveu: “Papai Noel é boiola, porque vive com o saco na mão, anda com um monte de viado e sempre aparece na noite do dia 24”. No mesmo ano, ele retuitou uma mensagem dizendo: “Piada infame: ter ciúmes de mulher feia é igual a colocar alarme em Fiat 147”.

O MBL (Movimento Brasil Livre), por exemplo, cobrou no Twitter uma posição das marcas que patrocinam o ator, recordando o pedido de Gagliasso para que os patrocinadores de Cocielo também se posicionassem. “Apoiar uma pessoa racista é ser conivente, sim”, havia publicado o ator ao republicar uma mensagem da jornalista Isabela Reis. 

“Itaú, Olympikus, Havaianas, Nextel Brasil, Renault e Cuecas Mash já viram o que o Bruno Gagliasso andou falando por aí? Já que ele é a favor de boicotes, que tal ajudar ele nessa e cancelar o patrocínio que vocês fazem? O Brasil exige!”, postou um internauta. “E o prêmio de hipócrita do ano vai pra Bruno Gagliasso....”, disse outro. 

Diante da repercussão, o ator respondeu, também no Twitter: “Estou aqui em 2018 respondendo com minhas ações e atitudes por quem já fui também em 2009 e mesmo antes disso. De alguma forma todos estamos. Não é passando o pano no preconceito, mas sim passando tudo a limpo, que o mundo vai se tornar um lugar melhor”. 

A mulher de Gagliasso, a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, 31, também foi citada em algumas mensagens de internautas por ter dito a uma fã que não importava a data dos posts de Cocielo. “Isso nunca foi brincadeira, nem em 1900 e nem em 2020, meu amor! Isso é racismo! Isso é crime, hoje e sempre!”, afirmou ela na ocasião. 

A assessoria do ator afirmou, na manhã desta sexta (6), que ele não perdeu nenhum contrato atual. Ressaltou também que ele não tem nenhum contrato com o Itaú atualmente, como sugeriram algumas mensagens de internautas nas redes sociais. 

Gagliasso e Ewbank costumam usar as redes sociais para divulgar mensagens contra o racismo e o preconceito. O casal chegou a registrar boletins de ocorrência após mensagens racistas contra a filha deles, Titi, 5.  "Não podemos ser tolerantes com o preconceito. Preconceito é crime", afirmaram em nota conjunta em dezembro de 2016. 

COCIELO

Cocielo também publicou, na noite desta quarta (4), um vídeo pedindo desculpas publicamente por ter feito um comentário racista sobre o jogador francês Kylian Mbappé. Na ocasião, ele disse “Mbappé conseguia fazer uns arrastão top (sic)”.

Nas imagens, ele dizia que é consciente do erro que cometeu e não quer tentar ter razão --o que já havia mencionado anteriormente, em um texto publicado em sua conta do Twitter. “Fiz um comentário infeliz, mal explicado, que gerou toda essa confusão e acabou ofendendo algumas pessoas”. 

O youtuber se desculpou e afirmou que entende e acata as críticas que vem recebendo. Ele termina o vídeo dizendo que o ocorrido serviu como lição, não só para ele, mas para todas as pessoas que o seguem. “Eu tenho que influenciar as pessoas que me seguem de uma forma positiva e com respeito a todos.”

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem