Celebridades

Naiara Azevedo cansou de ouvir que não faria sucesso no sertanejo 'por ser mulher e gorda'

'O que importa é aquilo em que acredito. E aqui estou hoje', disse a cantora

A cantora sertaneja Naiara Azevedo em um hotel no centro de São Paulo
A cantora sertaneja Naiara Azevedo em um hotel no centro de São Paulo - Gabriel Cabral/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mariana Agunzi
São Paulo

No intervalo de uma rápida passagem por São Paulo, cujo roteiro incluía gravação do programa de Sabrina Sato, entrevista no Deezer e um bate-papo no Spotify, a cantora sertaneja Naiara Azevedo, 28, recebeu o F5 no hotel em que estava hospedada, no centro da cidade.

Não havia tempo para grandes produções. "Pode ser bem cedinho?", sugerimos. Ela topou. E assim recebeu a equipe às 8h, no quarto, enquanto se arrumava para o primeiro compromisso do dia. A agenda apertada é reflexo de um dos melhores momentos de sua carreira.


Inscreva-se no novo canal do F5 no YouTube; clique aqui


Depois de estourar com "50 Reais", em 2016 (que soma mais de 300 milhões de visualizações no YouTube), a cantora paranaense decolou. Emplacou outros hits (“Mordida, Beijo e Tapa” foi a música mais tocada nas rádios brasileiras em maio do ano passado), colecionou convites para programas de TV (incluindo participação no Big Brother Brasil) e irá integrar o quadro do próximo Show dos Famosos, no Domingão do Faustão, que estreia neste domingo (25).

"Já conversei com a produção do programa e, se precisar, eles vão mandar uma galera para a estrada comigo", diz a cantora, que vai conciliar os três meses e meio de ensaios com a agenda, que chega a 28 shows por mês. "Vai ser uma coisa louca."

Por que escolheu gravar seu último DVD, "Contraste", no morro do Vidigal?
Justamente porque quando a gente fala no Rio, a gente pensa em funk, em samba, e não em sertanejo. O comum e o óbvio todo mundo faz. Não é fácil montar o cenário e subir caminhão por aquelas vielas. Tem aquela vista incrível do Bar da Laje, do morro do Vidigal ao pôr do sol. 

Em que momento você decidiu que seria cantora?
Sempre cantei, desde criança. Mas era totalmente fora do comum imaginar que fosse viver disso. Aos 17 anos, comecei a estudar estética e cosmetologia, fiz pós-graduação, e a cantar em barzinhos. No dia 8 de março de 2011, tive a certeza de que queria viver de música. Participei de um show de Gusttavo Lima, foi meu primeiro contato com o grande público. Foi a primeira vez que me senti uma artista. 

De onde veio a inspiração para compor "50 Reais"?
Esse fato cabuloso aconteceu comigo. Estava reunida com um grupo de compositores talentosos e aí sentamos e escrevemos a letra. Não digo que a história é 100% verídica porque teve a criatividade de outros compositores, mas a base é essa: peguei no flagra.

Você mudou seus hábitos alimentares e perdeu 30 quilos. Como foi essa transição?
Não estava bem para o meu público nem comigo mesma. Sentia muita dor no joelho. Gosto de dançar, meu show é super para cima, subo no palco para quebrar tudo. Mas isso tem consequências quando você está acima do peso. O médico me falou que eu estava num ponto em que, ou fazia uma cirurgia, ou emagrecia. Pensei: não posso me dar ao luxo de sair de férias, então vou fechar a boca.

Sofreu preconceito no início da carreira por ser mulher?
No início as portas estavam todas fechadas. Falavam: mulher cantando sertanejo? Não vai dar em nada. Gorda, ainda, imagina! Isso não vai virar para você nunca. Cansei de ouvir isso. Só que tanto faz o que os outros falam, o que importa é aquilo em que acredito. E aqui estou hoje.

Você se considera feminista?
Existe o feminismo que luta pela igualdade de salário, de mercado de trabalho, que iguala a mulher ao homem. Nessa forma de feminismo, eu me enquadro. Quero igualdade, salários iguais e respeito. 

Por que tem tanta mulher fazendo sucesso no sertanejo?
As mulheres sempre foram sucesso, mas atrás dos palcos. Grande parte das composições, hits e sucessos que vocês já cansaram de cantar e ouvir ao beber vieram das nossas bocas, corações e mentes. A gente não grava só músicas nossas --também dou muito valor ao trabalho dos compositores, recebo muita música boa da qual sou intérprete. Sou fã dessas mulheres todas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias