Celebridades

Joana Borges interpreta ginasta que luta contra machismo e assédio em sua segunda novela na Globo

Atriz dá vida a personagem Verena em 'Malhação - Vidas Brasileiras' 

A atriz Joana Borges em foto publicada no seu Instagram
A atriz Joana Borges em foto publicada no seu Instagram - Reprodução Instagram/joanagborges
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cris Veronez
Rio de Janeiro

Coragem. Esta é uma das principais características da ginasta Verena, personagem interpretada por Joana Borges, 23, em "Malhação - Vidas Brasileiras", folhetim jovem da Globo.

Na trama, a jovem se vê imersa em um mundo machista e preconceituoso. Precisa lidar com um garoto que desrespeita os limites do seu corpo, com o diretor do colégio, que regula o comprimento de seu short, e com um professor que a assedia.

"Ela não pensa duas vezes antes de dizer não para o Hugo [interpretado por Leonardo Bittencourt] quando ele tenta ultrapassar os limites dela. Ao mesmo tempo, tem um pavio curto, sobretudo para injustiças. Ela não vê sentido na circular que regula o tamanho do short das meninas, e não tem medo de lutar pelo que acredita. É uma garota corajosa”, afirma a atriz ao F5.

Borges acredita que a batalha contra o machismo será ainda muito longa em nossa sociedade, mas torce para que o personagem de Bittencourt consiga mudar sua mentalidade em relação a Verena e às mulheres em geral.

"Mas isso não vai acontecer de uma outra para a outra. Acredito que ele vai precisar perdê-la em algum momento para começar a valorizá-la de verdade”, diz.

Para fazer as cenas de assédio da forma mais real possível, Borges diz que contou com o apoio de uma terapeuta especializada em crianças e adolescentes que já sofreram com este tipo de problema.

Lidar com temas espinhosos, segundo Borges, não foi fácil, mas ela acredita que seu trabalho na novela poderá ajudar vítimas reais de assédio.

ATLETA

Outro grande desafio que a atriz enfrentou para dar vida a Verena foi aprender ginástica rítmica. Quando criança, ela já havia praticado ginástica olímpica, mas explica que as duas modalidades são bastante diferentes. Para a atriz, a ginástica rítmica foi uma grande descoberta.

"Durante o processo de preparação para a personagem, tive algumas aulas e conheci ginastas profissionais. Não foi um desafio fácil, mas me afetuei bastante ao esporte e espero que as atletas da modalidade se sintam representadas."

"Malhação - Vidas Brasileiras" é a segunda novela da carreira de Borges. Ela, que é formada em jornalismo, estreou em "Rock Story", também da Globo, no final de 2016.

Quase dois anos depois, a atriz afirma se sentir mais madura. "Estou indo com mais calma e segurança para as cenas. Consigo me divertir e aproveitar muito mais o momento de gravação. Acredito que esse sentimento só melhora com as experiências." 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias