Celebridades

Betty Faria relembra polêmica do biquíni e diz que hoje há uma rebelião saudável da mulher

Atriz serviu de Inspiração para encontro ‘Senhoras de Biquíni’ no Rio

A atriz Betty Faria
A atriz Betty Faria - Reprodução/Instagram/BettyFaria
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cris Veronez
Rio de Janeiro

Inspiração para um encontro de senhoras de biquíni nesta terça (16) na praia do Leme, na zona sul do Rio de Janeiro, a atriz Betty Faria, 76, afirmou que ficou contente que sua "posição tenha dado força para as mulheres em algum sentido”.

"Em um Rio de Janeiro tão quebrado, com tantas armas, com tantas balas perdidas, o carioca sempre arranja um jeito de se divertir, de vir com alguma coisa diferente. Isso aí é legal, porque é uma forma de celebrar liberdade da mulher. Aquela que sofre tanto, que tem filho, que pare, que cuida, que ‘sempre’ levou a pior…”, disse Faria.

Para quem não se recorda, a atriz foi chamada de “velha baranga” por usar biquíni na praia do Leblon, em 2013. Na época, a atriz tinha 72 anos e questionou o padrão vigente na orla carioca: "Por que não posso usar biquíni? A mulher vai envelhecendo e passa a viver com restrições: algumas físicas e outras impostas pela sociedade. Não vou ser uma coroa boazinha e seguir as regras estabelecidas", diz, antes de cruzar os braços numa "banana". "Estão querendo que eu use uma burca?", já chegou a dizer, defendo o direito de "ser velha".

Mulheres participam do encontro “Senhoras de biquíni” para celebrar o poder da maturidade
Mulheres participam do encontro “Senhoras de biquíni” para celebrar o poder da maturidade - Simone Marinho/Divulgação

Idealizado pelo produtor cultural Eduardo Araúju, responsável também pelo primeiro concurso Miss Plus Size Carioca, o encontro “Senhoras de Biquíni” aconteceu na praia do Leme. A ideia foi unir mulheres maduras para ressaltar sua autoestima e empoderamento, independentemente de padrões de beleza. 

"Conseguimos demonstrar que as pessoas estão com vontade de serem livres em relação ao seu corpo. Não é preciso ser magra, atlética, fitness  nem jovem para ser feliz e se vestir da forma como se quer”, disse Araúju. Ao todo, 27 mulheres participaram do encontro. 

Mulheres participam do encontro “Senhoras de biquíni” para celebrar o poder da maturidade
Mulheres participam do encontro “Senhoras de biquíni” para celebrar o poder da maturidade - Simone Marinho/Divulgação

"VELHA BARRANGA"

Betty Faria relembrou o episódio que aconteceu em 2013, quando foi alvo de severas críticas por ter ido à praia de biquíni. “Lembro como se fosse ontem. Fiquei 15 dias de cama, doente, e quando melhore fui dar um mergulho no mar. Estava um dia lindo. Não resisti e peguei um ‘jacaré’ na onda. Quando cheguei na areia eu estava segurando a calça do biquíni, que estava toda torta. E teve um paparazzo que tirou foto. Eu nem vi."

A atriz conta ainda que no final da tarde começou a pipocar na internet gente comentários no qual a chamavam de "velha baranga de biquíni". "Eles queriam que eu ficasse com a eterna imagem da Tieta. Resolvi fazer malcriação e falei: Qual é? Querem que eu vá para a praia de burca? Dá licença para eu envelhecer? Isso gerou comentários e foi libertador para muitas mulheres.”

Na época, Faria escrevia em uma blog, mas preferiu abandoná-lo porque se sentia frágil e afirma que não pensa em ter um outro tão cedo. "Estou emendando um trabalho no outro e não quero me dedicar a isso porque não me sinto bem. Essa era do politicamente correto, que é uma era de muito fingimento, se você discordar de alguma coisa ou se você apresentar algo novo, você apanha. Talvez se fosse um programa para ajudar às mulheres eu faria. Mas não estou com muito tempo, por enquanto. Mas posso mudar de ideia daqui a dois meses.”

Apesar de tudo, a atriz se mostra confiante na caminhada das mulheres rumo a desconstrução de amarras, repressão e preconceito contra o gênero. “Estamos numa fase de uma rebelião saudável da mulher de terceira idade ou de qualquer outra. É hora de nos desfazermos da imagem da dona Benta sentada fazendo crochê. Isso não existe mais. São tantos papeis que a mulher de mais idade exerce, que ela tem direito de ter a liberdade dela.”

O último papel de Betty Faria na televisão foi a megera Elvira, de “A Força do Querer”, exibida em 2017 na Globo. A atriz já está confirmada no elenco de duas séries da emissora: a segunda temporada de “Os Experientes” e “Se Eu Fechar Os Olhos Agora”.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias