Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Animais podem dar à luz gêmeos?

Para muitas espécies animais é normal ter vários bebês ao mesmo tempo, mas todos aqueles irmãos que compartilham o mesmo aniversário são gêmeos?

Gatas costumam ter gêmeos fraternos - Getty Images
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michael Jaffe e Tracy Jaffe
BBC News Brasil

Pergunte a qualquer pessoa com filhos: receber um novo bebê na família é emocionante, mas dá muito trabalho. E quando a nova adição é um par de bebês -gêmeos- os pais realmente têm muito trabalho.

Para muitas espécies animais é normal ter vários bebês ao mesmo tempo. Uma ninhada de leitões pode ter até 11 ou mais filhotes.

Somos membros do corpo docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Mississippi. Estivemos presentes no nascimento de muitos cachorrinhos e gatinhos ao longo dos anos -e as mães dos animais quase sempre dão à luz múltiplos bebês. Mas todos aqueles irmãos que compartilham o mesmo aniversário são gêmeos?

GÊMEOS IDÊNTICOS E FRATERNOS

Gêmeos são definidos como dois filhos da mesma gravidez.

Eles podem ser idênticos, o que significa que um único espermatozoide fertilizou um único óvulo que se dividiu em duas células separadas, que se tornaram dois bebês idênticos. Eles compartilham o mesmo DNA e é por isso que os dois gêmeos são quase indistinguíveis um do outro.

Gêmeos também podem ser fraternos. Isso acontece quando dois óvulos separados são fertilizados individualmente ao mesmo tempo. Cada gêmeo tem seu próprio conjunto de genes da mãe e do pai. Um pode ser homem e outro pode ser mulher. Gêmeos fraternos são basicamente tão semelhantes quanto qualquer conjunto de irmãos.

Aproximadamente 3% das gestações humanas nos Estados Unidos produzem gêmeos. A maioria deles é de fraternos -aproximadamente um em cada três pares de gêmeos é idêntico.

Cada espécie tem uma média de ninhada diferente - Getty Images

VÁRIOS FILHOTES DE UMA MÃE SÓ

Cada tipo de animal tem seu próprio número padrão de filhotes por nascimento. As pessoas tendem a saber mais sobre as espécies domesticadas que são mantidas como animais de estimação ou de fazenda.

Um estudo que pesquisou o tamanho de mais de 10.000 ninhadas entre cães de raça pura descobriu que o número médio de filhotes variava de acordo com o tamanho da raça do cão.

Cães de raças miniatura -como chihuahuas e poodles toy, geralmente pesando menos de 4,5 quilos -tinham em média 3,5 filhotes por ninhada. Cães de raças gigantes -como mastins e grandes dinamarqueses, normalmente com mais de 45 quilos- tinham em média mais de sete filhotes por ninhada.

Quando uma ninhada de cães, por exemplo, consiste em apenas dois filhotes, as pessoas tendem a se referir aos dois filhotes como gêmeos. Gêmeos são o resultado da gravidez mais comum em cabras, embora as mães cabras também possam dar à luz um único filho ou ninhadas maiores. As ovelhas frequentemente têm gêmeos, mas cordeiros nascidos únicos são mais comuns.

Cavalos, que ficam prenhes de 11 a 12 meses, e vacas, que ficam prenhas de nove a 10 meses, tendem a ter apenas um potro ou bezerro por vez -mas podem ocorrer gêmeos. Veterinários e pecuaristas há muito acreditam que seria financeiramente benéfico encorajar a concepção de gêmeos em bovinos leiteiros e de corte. Basicamente, o agricultor receberia dois bezerros pelo preço de uma gestação.

Mas gêmeos em bovinos podem resultar em complicações no parto para a vaca e bezerros subdimensionados, com taxas de sobrevivência reduzidas. Riscos semelhantes surgem com gestações de gêmeos em cavalos, que tendem a levar ao nascimento de potros fracos e a complicações na gravidez que podem prejudicar a égua.

RESPOSTA DO DNA

Portanto, muitos animais podem dar à luz gêmeos. Uma questão mais complicada é se dois bebês animais nascidos juntos são gêmeos idênticos ou fraternos.

Cachorras e gatas ovulam vários óvulos ao mesmo tempo. A fertilização de óvulos individuais por espermatozoides distintos de um macho produz múltiplos embriões. Esse processo resulta em cachorrinhos ou gatinhos fraternos não-idênticos, embora possam parecer muito iguais.

Os biólogos acreditam que gêmeos idênticos na maioria dos animais são muito raros. A parte complicada é que muitos irmãos animais são muito, muito semelhantes e os pesquisadores precisam fazer um teste de DNA para confirmar se dois animais compartilham de fato todos os seus genes.

Apenas um caso documentado de cães gêmeos idênticos foi confirmado por testes de DNA. Mas ninguém sabe ao certo com que frequência os óvulos fertilizados de animais se dividem e se transformam em bebês gêmeos idênticos.

E a reprodução é diferente em vários animais. Por exemplo, tatus-galinha normalmente dão à luz quadrigêmeos idênticos. Depois que a mãe tatu libera um óvulo e ele é fertilizado, ele se divide em quatro células idênticas separadas que se tornam filhotes idênticos. O tatu-mirim, parente do tatu-galinha, pode dar à luz de sete a nove filhotes idênticos ao mesmo tempo.

Ainda há muitas coisas sobre as quais os cientistas não têm certeza quando se trata de gêmeos em outras espécies. Como os testes de DNA não são realizados em animais rotineiramente, ninguém sabe realmente com que frequência nascem gêmeos idênticos.

É possível -talvez até provável- que gêmeos idênticos tenham nascido em algumas espécies sem que ninguém soubesse.

Este texto foi originalmente publicado aqui.

* Michael Jaffe é professor de cirurgia em pequenos animais e Tracy Jaffe é professora de medicina veterinária, ambos na Mississippi State University, nos EUA.

**Este artigo foi publicado originalmente no site de divulgação científica The Conversation e foi reproduzido aqui sob a licença Creative Commons. Clique aqui para ler a versão original (em inglês).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem