Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos
Descrição de chapéu pantanal

Imagens impressionantes mostram cão tentando caçar iguana no Pantanal; veja a história

Cliques viralizaram nas redes sociais e geraram polêmica entre os usuários no perfil do profissional

Cachorro caça iguana no Pantanal
Cachorro caça iguana no Pantanal - Arquivo pessoal/Guilherme Giovanni
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As imagens de um cachorro caçando uma iguana, registradas pelo fotógrafo Guilherme Giovanni, viralizaram nas redes sociais. O flagra ocorreu em Porto Esperança, distrito de Corumbá (MS), e gerou polêmica entre os usuários. Em entrevista ao F5, ele explica que faz questão de não interferir nas movimentações dos animais.

Recentemente, inclusive, Giovanni flagrou um pica-pau branco jogando um filhote seu para fora do ninho. "Eu aprendi que você não deve interferir em nada. Embora fique chocado, com vontade de entrar em ação, é o ciclo da natureza", explica. "É igual, por exemplo, estar na África e querer impedir o leão de pegar um animal mais frágil. Não podemos impedir, faz parte da cadeia alimentar".

Sobre o caso do cachorro ter avançado na iguana, o fotógrafo com 13 anos de experiência aponta que é muito comum terem outros cães na região, e que isso nunca interferiu nas cadeias alimentares. "Nunca ouvi relatos deles se juntarem de forma selvagem e começarem a caçar outros animais silvestres", confirma ele, que mora no Pantanal desde pequeno.

Cachorro caça iguana no Pantanal
Cachorro caça iguana no Pantanal - Arquivo pessoal/Guilherme Giovanni

Segundo Giovanni, os usuários nas redes sociais excedem nos comentários, mesmo com falta de conhecimento. Quanto às imagens do cachorro, muitos acreditam que a presença deles poderia afetar o bioma da região. "O Pantanal vem passando por seca, queimadas intensas... isso é mais preocupante do que falar na interação de cachorros com animais silvestres", acredita ele.

Para ele, o Pantanal é vasto e "tem alimento para todo mundo". "O que mata o Pantanal é o fogo, a mão do homem desviando curso de rio, praticando desmatamento, invadindo áreas. As pessoas não sabem o que acontecem e exageram nos comentários", finaliza.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem