Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Escândalo de trapaça abala concurso do urso gordo no Alasca

Parque descobriu irregularidades na votação que poderia distorcer resultado

Ursa 901 concorrente do Fat Bear Week 2022
Ursa 901 concorrente do Fat Bear Week 2022 - Reprodução Katmai National Park
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um escândalo de trapaça quase arruinou o tradicional Fat Bear Week (Semana do Urso Gordo), no Alasca, no último fim de semana. Os organizadores do concurso que elege o urso mais gordo descobriram irregularidades na votação que poderiam distorcer os resultados da semifinal. Um novo campeão deve ser "coroado" nesta terça-feira (11), último dia da competição.

O Parque Nacional Katmai usou sua conta oficial no Twitter para denunciar a trapaça, no último domingo (9). "Assim como os ursos enchem a cara com peixe, nossa urna também foi recheada", tuitou o parque.

Funcionários do parque descobriram que uma urna virtual estava lotada de votos falsos na disputa entre os ursos 747 e Holly. Mas eles conseguiram captar os votos falsos em tempo hábil, dando a vitória ao 747. Ele vai disputar a rodada final com a ursa 901 descrita pelo parque como "exploradora e travessa".

Concorrentes do Fat Bear Week 2022
Concorrentes do Fat Bear Week 2022 - Reprodução Explore.org

Segundo o parque, uma entidade externa não identificada tentou influenciar o resultado com votos de spam na disputa dos ursos 747 com Holly, mas os organizadores conseguiram identificar os votos fraudulentos, que foram descartados.

Depois de descobrir o ataque de spam, os organizadores analisaram outros votos em busca de possíveis sinais de adulteração e concluíram que eram legítimos. Essa descoberta não serviu de consolo para os fãs dos adversários Otis e Chunk, que foram eliminados no meio do concurso deste ano.

O parque lembra que, independente do resultado, todos os ursos da Fat Bear Week estão prontos para uma entressafra de sucesso depois de se empanturrar de salmão e acumular reservas de gordura em seus corpos. "Otis pode estar fora da competição, mas parece muito bom para hibernar neste inverno!", disse o parque consolando os fãs do urso.

A Fat Bear Week é um concurso anual do Parque Nacional Katmai, no Alasca. O festival de uma semana, que começou em 2014, é uma celebração da resiliência, adaptabilidade e força dos ursos pardos locais, de acordo com o Serviço Nacional de Parques.

No festival, que acontece oficialmente de 5 a 11 de outubro, 12 ursos marrons diferentes competem em um torneio para ver quem pode se tornar o mais gordinho de todos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem