Bichos

Ursos de parque do Alasca competem por título de mais gordo

Disputa começou com 12 animais, que receberam votos de internautas

A ursa Holly na Reserva Nacional de Katmai
A ursa Holly na Reserva Nacional de Katmai - Naomi Boak/National Park Service/Handout/via Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yereth Rosen
Anchorage (Alasca)

Os ursos-cinzentos do Alasca, que acumulam quilos para o inverno, disputaram nos últimos dias o título de urso mais gordo na Semana do Urso Gordo, evento que se tornou uma sensação na internet.

A disputa deste ano, organizada pelo Parque e Reserva Nacional de Katmai, começou com 12 ursos, que receberam votos pela internet para o título.

Fotos dos animais foram publicadas no Facebook para que os eleitores virtuais possam examiná-los. Até a manhã de segunda-feira (7), os ursos da disputa eram Lefty, Grazer e Holly –esta última se tornou famosa alguns anos atrás por adotar um filhote abandonado.

O processo de eliminação terminou com uma rodada final, e o campeão foi selecionado nesta terça-feira (8). Após uma semana de competição, a ursa Holly foi nomeada a quinta campeã da Semana do Urso Gordo.

Em Katmai, um parque localizado no sudoeste do Alasca conhecido por suas corridas de salmão e os enormes ursos-cinzentos que se alimentam deles, a Semana do Urso Gordo é um destaque anual.

“É algo que valoriza a obesidade”, disse Naomi Boak, representante de mídia de Katmai.

Os ursos de Katmai precisam acumular massa corporal antes de se recolher para hibernar no final de outubro ou no início de novembro.

Quando estão prontos para seguir para as montanhas para sua soneca de inverno, os machos podem chegar a 454 quilos e as fêmeas a mais de 272 quilos. No verão, os ursos se congregam no rio Brooks para se empanturrar de salmão.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem