Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Pandas gêmeos nascem em zoológico na França: 'São rosas e lindos'

Bebês pandas são irmãos do primeiro da espécie a nascer no país

Profissional tenta pegar filhote de panda após Huan Huan (Feliz, em chinês) dar à luz - Guillaume Souvant/ AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Saint-Aignan (França)
AFP

Huan Huan, a panda fêmea emprestada da China ao zoológico ZooParc de Beauval, no centro da França, deu à luz dois gêmeos saudáveis na madrugada desta segunda-feira (2). Os dois pequenos nasceram logo após 1h (20h de Brasília, no dia 1º).

Os bebês são parte da família de pandas do zoológico, que já inclui o pai Yuan Zi e seu irmão Yuan Meng, nascido em 4 de agosto de 2017. "Os dois bebês são rosas. Ambos estão em perfeita saúde. Eles parecem bem grandes. Eles são lindos", disse o presidente do ZooParc de Beauval, Rodolphe Delord.

"Os 10 primeiros dias são o período sensível, mas os dois bebês, duas fêmeas a princípio, são sólidas e Huan Huan se comporta melhor. Tem os gestos de uma boa mãe. É um nascimento muito lindo", disse Baptiste Mulot, diretor do departamento veterinário do zoológico.

O sexo dos bebês poderá ser determinado com segurança dentro de alguns dias, completou. Uma cuidadora chinesa do Centro de Pesquisa Panda Gigante de Chengdu assistiu ao parto e conseguiu resgatar um dos bebês para colocá-lo em uma incubadora.

O primeiro bebê pesava 149 gramas, número "muito tranquilizador" para uma cria panda. "Quanto maiores, menos frágeis. Estão na parte superior porque ao nascer devem pesar entre 100 e 150 gramas", explicou o veterinário. O segundo bebê, que ficou um pouco mais de tempo com a mãe, pesa 128 gramas.

No final de março, os dois pandas gigantes, Huan Huan e Yuan Zi, uma das principais atrações do zoológico, copularam. Por precaução, também foi feita uma inseminação artificial, já que a panda fêmea só é fértil entre 24 e 48 horas por ano.

Graças a esta técnica, Huan Huan teve seu primeiro filho. Agora com quatro anos, o primeiro panda nascido na França pesa mais de 100 quilos. Seu gêmeo não sobreviveu.

Os recém-nascidos receberão nomes em um prazo de 100 dias, uma tarefa que ficou a cargo da primeira-dama chinesa, segundo o zoológico.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem