Bichos

Holanda sacrifica dezenas de milhares de visons após suposta transmissão de Covid-19

Ao todo, 20 fazendas tiveram animais detectados com a doença

Agentes inspecionam criação de visons em fazenda de Deurne, na Holanda
Agentes inspecionam criação de visons em fazenda de Deurne, na Holanda - Rob Engellar/ AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Haia

Depois de detectar casos de Covid-19 em visons de 20 fazendas na Holanda desde o início da pandemia, o país sacrificou dezenas de milhares de animais, informou o Ministério da Agricultura.

As autoridades holandesas começaram a matar os animais, apreciados por sua pele, no início de junho, quando descobriram os primeiros casos, para evitar que se transformassem em focos de contágio.

"No total, constatamos contágios em 20 fazendas de visons na Holanda, todas no sul do país", afirma um comunicado do Ministério. Em 18 fazendas, todos os exemplares foram abatidos.

Nesta segunda-feira (6), serão eliminados os visons das duas últimas instalações. De acordo com o ministério, a última fazenda onde o vírus foi detectado tinha 12 mil animais.

As autoridades anunciaram em maio que dois trabalhadores das fazendas "muito provavelmente" contraíram Covid-19 através dos visons.

Os dois poderiam ser os "primeiros casos conhecidos de transmissão" do novo coronavírus de animal para homem, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

A criação de visons para o comércio de sua pele é um tema polêmico na Holanda. Em 2016, o tribunal mais importante do país ordenou o fechamento das fazendas desse tipo até 2024.

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem