Bichos

Quênia tenta transferir 11 rinocerontes ameaçados de extinção e 10 acabam mortos

Único sobrevivente foi atacado por leões e está em estado crítico

rinoceronte em caixa de madeira
Uma rinoceronte-negra na caixa em que foi transportada ao Parque Nacional de Nairobi, no Quênia - Baz Ratner-26.jun.2018/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo do Quênia realizou uma operação no mês passado para transferir 11 rinocerontes-negros, uma espécie ameaçada de extinção, a uma nova reserva no sul do país. A operação, contudo, fracassou e o décimo dos animais morreu, segundo anunciou nesta quinta-feira (26) o Ministério do Turismo.

O único dos rinocerontes sobreviventes foi atacado por leões e está em estado crítico, informou o governo. 

Os animais foram transferidos em junho dos parques nacionais de Nairobi e Lake Nakuru para a reserva de Tsavo East. Na semana passada, o ministro do Turismo, Najib Balala, afirmou que a hipótese mais provável é que os animais tenham bebido água salgada em seu novo habitat, ficaram desidratados e morreram. 

"De acordo com a equipe de investigação, a causa de todas as mortes foi (...) síndrome do estresse múltiplo intensificada por intoxicação por sal", disse Balala, que apontou negligência da equipe de transferência.

 

O ministro ordenou investigação da transferência e informou que vários funcionários do Serviço de Vida Selvagem do Quênia (KWS) envolvidos na operação foram suspensos. 

"Ontem morreu o décimo rinoceronte. Também, infelizmente, o décimo primeiro rinoceronte foi atacado por leões ontem. Ele foi tratado e está sendo monitorado", disse. 

A realocação de animais ameaçados de extinção envolve sedá-los durante a jornada e reanimá-los depois, em um processo que acarreta riscos. Mas a morte de tantos de uma só vez é sem precedentes. 

Entre 2005 e 2017, 147 rinocerontes-negros foram transferidos para novos habitats no Quênia, disse o Ministério do Turismo. Apenas oito morreram após essas operações de transferência.

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias